quinta-feira, 3 de março de 2011

Ana Pereira Castello Branco

Filha do Tenente Coronel Mathias Pereira Castello Branco e de D. Emereciana Correa de Souza Barbalho, nascida na Fazenda Joazeiro de Cima. Casou-se com seu tio, irmão de sua mãe, o Capitão Manoel Correia Vieira, batizado a 03.10.1737. Filho de Pascoal Correia Vieira, nascido em 1686 em Idelfonso, freguesia de Povoa do Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal, e de Ponciana de Souza Barbalho, sesmeira, nascida em 1691 em Pé do Banco Sergipe, casados na Freguesia de Russas.
Manoel Correia Vieira foi padrinho de Batizado de Antonio Pereira de Queiroz Lima a 23.07.1755, na Fazenda do Joazeiro de Baixo.

Foram pais de José Correia Vieira que casou-se com Maria Quitéria de Lima, filha de Marcos de Melo, nascido na Paraíba e de Quitéria Gonçalves de Lima.

Gonçalo Gomes da Silveira

Capitão. Comandante da Segunda Companhia em Monte Mor (Baturité), presente a sessão de 10/10/1824, que aprovou o apoio de Monte Mor Novo à Confederação do Equador. Ainda Tenente possuía um sitio vizinho a João Jozé Lino Pegado em 1831. Já Capitão em 1835 aforou 32 palmos de terreno em 13/07/1835.

Antonio Ricardo (da Silveira) Bravo Sussuarana

“Major Antonio Ricardo Bravo Sussuarana – Quando da Confederação do Equador criou-se na Vila de Aracati uma Comissão Mlitar, por ordem do Governo Republicano, depois que se soube da restauração de Pernambuco, mas esta Comissão nenhum ato praticou. Era composta de: José Teixeira de Castro – Presidente e Comandante Geral da Vila, José de Castro e Silva Júnior, Francisco de Paula Martins, Tenente de Milícias Luiz Ignácio de Azevedo e o Major Antonio Ricardo Bravo Sussuarana. O Tenente de 1º Linha Rodrigues Chaves, foi nomeado emissário ao Governo Republicano, e partiu para Pernambuco, mas aí chegando já se tinha feito à restauração, e ele voltando como emissário do governo restaurado, desembarcou na praia da mutamba. Ao chegar na Vila esta noticia, marchou da Vila para batê-lo uma força comandada pelo Major Sussuarana, mas tendo sido destruídas as munições por uma grande chuva, voltou do córrego do coronel, três légoas distante da Vila, e depois a restauração se concluiu sem resistência. – CRIAÇÃO DA VILA DE ARACATI NA PROVINCIA DO CEARÁ, E OUTRAS NOTICIAS MINISTRADAS PELO SR. JOSÉ LIBERATO BAROSSO À PRESIDÊNCIA DA PROVINCIA. – Revista do Instituto Histórico e Geagráfico Brasileiro”. Depois de ter participado na Confederação do Equador, recebeu passaporte em virtude do perdão do Lord Cochrane em Nome de S.M.I., todavia, em 29/03/1825, o Presidente da Província pede ajuda ao General Lima, para sua prisão, uma vez que tinha recebido ordens nesse sentido da Secretaria de Estado dos Negócios da Justiça – A Confederação do Equador - página 269.

Veio morar em Monte Mor ( Baturité). Aqui,
- Aforou 50 braças de terras nas margens do Rio Aracauaba em 25/05/1831; depois adquiriu mais 130 braças de terras perfazendo 180 braças de terras;
- Foi fiador de João Jozé Lino Pegado em 24/05/1831;
- Foi fiador de Francisco da Silva Caridade em 09/01/1836.