sábado, 28 de fevereiro de 2015

Famílias de Baturité - Família Pinheiro


Antiga e importante família de Portugal, da qual originou-se a Outiz.

Procede dos Pinários, uma das linhagens mais ilustres e nobres no Império Romano.

De Pedro Afonso Pinheiro, que viveu no tempo do rei D. Afonso III, em 1248, na Província do Minho, descende João Esteves Pinheiro, sucessor da casa paterna que deixou numerosa geração perpetuadora deste sobrenome.

Antonio Pires Pinheiro teve mercê da carta de brasão de armas da família, concedida em 1582. Registrado no Cartório da Nobreza.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Honorato Gomes da Silveira e Maria Amália da Silveira

Honorato Gomes da Silveira e Maria Amália da Silveira.

Luiz Arão da Silveira

Luiz Arão da Silveira.

Raimunda Castelo da Silveira (Mundoca).  Esposa.

Inauguração da Escola Luiz Arão da Silveira - Serra Vermelha - Redenção-Ce.

Escola LUIZ AIRAO DA SILVEIRA ESC MUN EIEF / Municipal
Endereço: SERRA VERMELHA, -
Redenção / CE








quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Igreja do Putiú - Francisco Chincada da Silveira


IGREJINHA DO PUTIÚ
CAPELA CRISTO REI

A 11 de Julho de 1893, foi concedida licença ao coadjuntor de Baturité Pe. Bernardino Ferreira Antero autorização para erigir, na "povoação de Putiú", uma capela dedicada ao coração de Jesus, que viria a ser sagrada pelo Monsenhor Manuel Cândido do Santos, em 24 de Maio de 1919, como consta do livro de Provisões da Arquidiocese de Fortaleza. A capela tem como padroeiro Cristo Redentor.
A obra foi iniciada em 1914. A imagem de Cristo Redentor e de Nossa Senhora da Conceição foram adquiridas pelo senhor Aderson Ferro, odontólogo com consultório nesta cidade e por questão outras foram colocadas em um local na Fábrica Putiú. A verdadeira intensão de Aderson Ferro era de construir uma capela para em definitivo manter o culto as imagens por ele adquiridas. Infelizmente a sua idéia não chegou a ser concretizada, foi impedido de construir a capela pelo vigário devido ele ser maçon.
Decorria o ano de 1914 a política do Ceará se agitava entre o Partido Democrata (Rabelista) e José Acyoly, chefe do Partido Conservador (Acyolynos). Dr. Aderson partidário do Partido Conservador, quando Baturité foi invadido pelos Jagunços defensores da política Rabelista. Com o ataque feito pelos Rabelistas aos opositores, quebrando casas comerciais, não se furtaram de quebrar a Fábrica Putiú, mas o seu dono já havia deixado a cidade e procurou homiziar-se no Candéia. Procederam a invasão, mas ao quebrarem uma das portas que dava acesso a um quarto da fábrica, ali encontraram em um nincho onde estavam preservadas as imagens. Os Jagunços recuaram, obedecendo a ordem do seu líder em não mais causar danos aquela propriedade. Com essa atitude a Fábrica Putiú ficou isenta do ataque.
Impedido de construir a capela por ele desejada por ser maçon, Dr. Aderson de pronto presenteou as imagens a um cidadão baturiteense de nome Francisco Chicada da Silveira. De posse destas duas imagens Chicada não pensou duas vezes iniciou um trabalho para erguer uma capela no local onde se encontra até hoje. O trabalho de construir a capela foi iniciado no ano de 1917 e no dia 19 de Outubro foi celebrada a primeira missa na Capela de Cristo Rei no bairro Putiú.