terça-feira, 5 de agosto de 2008

A FAMILIA CASTELO BRANCO

A FAMÍLIA CASTELO BRANCO
"Vinicius Barros Leal"

Publicada no Jornal “A Verdade” nº. 3.017 de 1991.

A família Castelo Branco não foi das primeiras a chegar em Baturité, mas ali já se encontrava no começo do século XIX. Veio de Quixeramobim, onde estava instalada com fazendas de gado.

O Patriarca do Clã foi o português Tenente Coronel Matias Pereira Castelo Branco, natural de Viseu. Vindo solteiro para o Brasil e aqui chegando nos anos trinta do século XVIII. Casou-se na Ribeira do Jaguaribe com Emereciana Barbalho, descendente dos Correia – Vieiras, gente das mais abonadas da região. O casal fixou-se nas terras da família que eram muitas, abrangendo fazendas e currais nas margens do sitia e do Quixeramobim.

Desse casamento nasceram onze filhos que por casamento se entrelaçaram com muitas outras famílias de criadores da mesma região. Os Pimenta de Aguiar, Saraiva Leão e Leitão foram os que mais constituíram união com os Castelo Branco.

Para Baturité e sua serra dirigiram-se os interesses da família, em vista da boa qualidade das terras propícias para a agricultura e também pela necessidade que tinham de possuir pastos salvadores dos grandes rebanhos, nas freqüentes e temíveis estiagens.

O Tenente Coronel aparece cedo nos registros eclesiásticos, testemunhando casamentos, apadrinhando filhos de serranos e também, nos deveres cívicos.

Dos filhos do Tenente Coronel o que mais influência teve em Baturité foi o Capitão Antonio Pereira Castelo Branco, nascido em 1750 e casado com D. Francisca Maria Leitão. Foram muitos os filhos deste casal, alguns participando ativamente da vida local, especialmente o Coronel Manuel Felipe, que casou em Baturité, com Isabel Gomes da Silveira. O sogro de Manuel Felipe, era um verdadeiro potentado, com muito prestigio político e social, o Coronel João Gomes da Silveira, filho do fundador da família Silveira, paraibano de Mamanguape, Capitão Luiz Gomes da Silveira.

Manuel Felipe tinha um temperamento inquieto e envolveu-se nos principais acontecimentos locais, desde os movimentos revolucionários de 1817, 1821 e 1824. Esteve sempre na dianteira dos que se rebelavam e protestavam contra a situação corrente. Por isso, sofreu sérias conseqüências minorizadas por sua habilidade e astúcia. Teve querelas e atritos com muitos elementos conservadores de seu partido e brigou até com o respeitável vigário. Este, vingava-se, anotando nos livros de registros os ápodos do truculento paroquiano. Sempre que era necessário referir-se ao nome de Manuel Felipe, o Sr. Vigário acrescentava a zombaria “Castelo no ar”.
Manuel Felipe, inteligente e de algumas letras, gostava de fazer versos de natureza política e divulgava-os como podia. João Brígido, em “Ceará – Homens e fatos”, cita alguns. Um deles, tendo como mote “todo corcunda é malvado”, mexe com muita gente do Ceará inteiro, até com parentes do autor, residentes nos Inhamuns e ligados à importante família Feitosa.

Dos filhos de Manuel Felipe o que mais influência exerceu em Baturité foi o Tenente Coronel Pedro José nascido em 1818 e falecido em 1877. Este foi de fato, o maior chefe político de Baturité no século passado. Muitas vezes presidiu à Câmara Municipal e faleceu deputado Provincial. Tinha o apelido de “Pedro Cru” e foi casado com uma sobrinha, filha de seu irmão José, D. Teresa Antonia. Deste casal descendem muitos baturiteenses de projeção. Foram seus genros os comerciantes João Correia Lima, Balduino José de Oliveira, Porfírio Gurgel do Amaral, Francisco Bezerra de Menezes Soares, o professor Manuel Egídio da Costa Nogueira, desses casais sendo descendentes os Taumaturgos, Pinheiros, Falcões, Severiano Maciel, Paiva e Silva, Soares Arruda, Matos Brito e tantos outros. O ministro Waldemar Falcão, o advogado Lauro Maciel, Érico Paiva, o Coronel Mário Ramos, os irmãos Luiz e Carlos Soares Arruda são descendentes de Pedro José.

A família foi proprietária de sítios na serra, sendo as melhores glebas as que conservam os mesmos nomes de Salvaterra e Correntes, nas margens do riacho cruz, terras que se estendem até perto de Mulungú.

Os Alves de Carvalho também se ligam aos Castelo Branco.

Outros filhos de Manuel Felipe originaram novas famílias, sendo Venâncio Castelo a que maior destaque teve, com propriedades de grande produção de café. Por sinal, foi o velho tronco familiar, Manuel Felipe, quem trouxe a rubiácea para a serra.
A família cresceu tanto que extrapolou as fronteiras municipais e estaduais. Não há, no entanto nenhuma ligação com a família do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, proveniente do Piauí onde se instalou o nobre lusitano que veio dirigir aquela Província.

Também de Manuel Felipe foi irmã D, Teresa Antonia que casou com o primo João Batista da Costa Coelho, e deste casal foi filho o Dr. Antonio Benicio, Juiz da Comarca, progenitor de grande e ilustre família conterrânea.

Manuel Felipe teve dois outros filhos, José Pereira e Alexandre, que muito concorreram para o povoamento da região, chefes que foram de novas famílias que se entrelaçaram com as mais tradicionais da região do maciço.

91 comentários:

Anônimo disse...

O Dr. Antônio Benício Saraiva Leão Castello Branco, era avô da minha avó materna, Maria Odete de Castelo Branco, portanto meu tetravô.

Mais informações procurar Fernando Camâra, Instituto Histórico do Ceará em Fortaleza.

Luka Pra Nunca Esquecer ♥ disse...

Minha avó materna se chamava Erotildes Castelo Branco.Natural da cidade de Floriano-Piauí.algum parente ainda existe.Gostaria de manter contato.Ass: Luciana Castelo Branco.

rc_falcão disse...

Meu avô RUBENS DO REGO FALCÃO , filho de Manoel do Rego Falcão e Isabel Parente Falcão .Seu pai morto em 25 DE JANEIRO DE 1912 nesta cidade,era irmão de Francisco do Rego Falcão,pai do Min. Waldemar Cromwell Falcão.
Gostaria de saber de suas pesquisas, sobre as origens, da família Falcão ou onde eu poderia conseguir mais dados?
Ouvia falar , que a familia originariamnete veio de Aracati, bem vendo esse seu trabalho, me interessei muito, pois sou um pesquisador amador, e aqui no RIO de Janeiro não tenho como mais conseguir detalhes.

anderdavid disse...

Este blog é de muita importância história, não só para a família Castelo Branco, mas para a própria cidade de Baturité. Fico muito feliz em ver que há pessoas em que se importam em manter viva a trajetória história da cidade em que morei por quase 10 anos e que adotei como minha cidade mãe.

Com ajuda de poucas pessoas que se interessam pela mesma coisa, mantenho o atigo de Baturité na wikipédia com informações sobre o histórico da cidade, clima, relevo, entre outras. Sinto carência de informações (por ser difícil de achar) de "pessoas chave" da cidade como Waldemar Falcão, Comendador Ananias Arruda (e a própria família Arruda, da qual faço parte mas não da cidade). Morei boa parte da minha "estadia" por Baturité vizinho aonde nasceu Waldemar Falcão e não sabia (é a casa do lado direto da foto). Queria saber se vc poderia compartilhar essas informações e fotos no artigo de Baturité na Wikipédia. Deixo disponível o link e o meu e-mail para contato.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Baturit%C3%A9

anderdavid@uol.com.br

Anônimo disse...

Oi... A Família Castelo Branco, tem alguma ligação com os Sampaios ou os Soares de Baturité... Minha Avó se Chamava quando Solteira Hilda Soares Sampaio.... Muito bom seu blog... contato comigo kletterdemenezes@hotmail.com

Anônimo disse...

pode falar sobre a ligação entre os castelo branco e os villela?

Anônimo disse...

o nome do meu avos eram joao batista castelo branco e guiomar castelo branco eles eram primos.

Nathália disse...

Olá. Sou Nathália Castelo Branco, e Meu avô se chama Daniel Castelo Branco Filho. Tem uma irmã chamada Débora e um irmão chamado Jonathan. Alguém conhece? nathaliacastelobranco@hotmail.com

Nathália disse...

Olá. Sou Nathália Castelo Branco, e Meu avô se chama Daniel Castelo Branco Filho. Tem uma irmã chamada Débora e um irmão chamado Jonathan. Alguém conhece? nathaliacastelobranco@hotmail.com

Natália Castello Branco disse...

Olá, meu nome é Natália Castello Branco, e minha família mora no Rio Grande do Sul..alguém tem alguma informação sobre os Castello Brancos que vieram para o sul? Obrigada

Valéria Castelo Branco disse...

Minha família é Castelo Branco Teixeira, Meu pai se Chamava José Castelo Branco Teixeira e Minha Avó paterna Adélia Castelo Branco, Somos da Cidade de Remanso - Bahia, tem muitos Castelo Branco por lá, mas já ouvi falar que nossos descendentes vieram do Piaui.

Unknown disse...

Meu avô é Waldemar Pinheros Castelo Branco. O sobrenome dele está errado no blog, ele não tem dois l no sobrenome Castelo. Queria buscar mais informações com a admistração do blog. Por favor, entre contato comigo no facebook.

https://www.facebook.com/Luuuuuucaas

Anônimo disse...

Sou de sampa, mas meus ancestrais maternos são do CE. Minha bisavó da família "Sampaio" ou "Justino Sampaio" em Baturité dizia que era prima dos "Castelo Branco". Já postei essa informação nesse site, mas infelizmente não me deram informação alguma! jgustmed@ig.com.br Jairo Gustavo

André Lucas disse...

Meu avô se chama Jaime Castelo Branco e Melo. Hoje mora no interior de SP, mas tem origem em Belém no Pará. Foi militar da aeronáutica, e foi por isso mora em Pirassununga atualmente, aposentado. Acho interessante que ele seja um primo do ex-presidente do Brasil Humberto de Alencar. Na verdade, eu desconheço a origem da família dele, e pelas postagens, vejo que a família está por todo Brasil.

Unknown disse...

bem meu nome e elismar carvalho castelo branco filho de raimundo tito castelo branco e luzia cavalho feitosa... pelo que eu sei meus avos erao do ceara

Anônimo disse...

o presidente castelo branco é meu tio avo

Anônimo disse...

meu também

Anônimo disse...

meu nome marcilio castelo branco silva meu avo e joarez ferrao castelo branco e somos aqui do tocantins

Unknown disse...

Minha avó paterna se chamava Francisca da Silva Rezende, portuguesa e tinha na casa dela uma foto que dizia ser de umas primas brasileiras. Sei também que minha avó era descendente de Inês Castelo Branco Rezende.
Gostaria de saber mais.

Costa Filho disse...

Segundo meu pai Antonio Costa,filho de Luzia Augusta Castelo Branco, já falecidos sei que sou descendente da familia Castelo Branco,cearenses, mas nós somos de Caxias-Ma, inclusive tenho documentos que provam isto, meu Bizavô era Português o Sr.Doroteu Lima e Minha Avó Benedita Lima, gostaria de conhecer pessoas que por ventura são meus parentes mesmo que distantes.

Costa Filho

Dana Katruryn disse...

Oi sou neta de dois primos que eram da família Castelo Branco e Sampaio, Hoje sou apenas Sampaio. Não sei muito a origem da nossa família, as poucas informações que tenho são: somos de origem judeu portuguesa e que meus avós eram primos do ex presidente Humberto CAstelo Branco. Sei também que os meus tios avós estão espalhados pelo Brasil, mas nunca tive contado com nehnum deles, sei que tem muitos em sp e outro em Rj e um que é da aeronáutica (ou foi né!). e os meus avós tinham familia em baturité e meu avô tinha sitio em palmácia, seu nome era Francisco Nonato Sampaio, morreu de doença de chagas. Minha Avó, Francisca Lima Castelo Branco

Unknown disse...

Boa Noite. Sou Sobrinho de Jugurta Castelo Branco, primo em primeiro grau do presidente Castelo Branco. Este meu tio era jornalista e faleceu acho que na decada de 30 deixando minha tia viúva. Esta viveu até 1994. Seu nome era Francisca Pinheiro Castelo Branco. Era também conhecida por Eunice. Ela por algum tempo foi também costureira e acompanhante da esposa do presidente Getúlio Vargas. Estava presente no próxima ao local onde supostamente o presidente Vargas teria se suicidado. Com a morte do meu tio ela se afastou um pouco da família dele e até o presente momento não temos contato com esses parentes. Hoje graças ao advento da internet espero encontrar familiares que possam contar um pouco da história desse tio que não tive o privilégio de conhecer. Abraços a todos e aguardo contato de quem possa passar algumas informações. Meu e-mail é jizreel@bol.com.br.

Anônimo disse...

Olá Luciana! Meu avô também era de Floriana Piauí! O nome dele era Amphilophilo Castelo Branco.Não tenho notícias se existe algum irmão ou irmã dele vivo!

Lu de Luciana disse...

Ola, me chamo Luciana Castelo Branco, e estou atrás de informação da minha família por parte de pai, ele se chama Antonio Lopes Castelo Branco, filho de Jose Castelo Branco Filho e de Francisca Lopes Castelo Branco, só sei que eles são do Ceara e que meu pai tem mais quatro filhos por ai, qualquer informação é só mandar email para ludilu.luciana@gmail.com. obg...

Anônimo disse...

Meu nome Luciana Castelo Branco. Minha avó EROTILDES CASTELO BRANCO E MEUS BISAVÓS LUIS CARLOS MARIZ CASTELO BRANCO E INÁCIA RIOS CASTELO BRANCO. Alguém conhece parentes deles, irmãos e etc?

Viniciusdf disse...

Minha avó é de Ribeiro Gonçalves Piauí, Maria Castelo Brando, migrou para o Goiás ainda nova, Magnífica a Família Castelo Branco....

Unknown disse...

Bisavô Alino Castello Branco / Maria Ignacia Nogueira

Unknown disse...

Felicidade de sermos todos Castello Branco, orgulho disso, do nosso Brasil ser herdeiro de Castello Branco, que lutou pela liberdade desse País injusto, ele lutou e fez sua parte e seguimos assim, fazendo a mesma coisa, divulgando, escrevendo e falando por um Brasil melhor. Esses são os Castellos Brancos de todo o nosso País! Amém...

Unknown disse...

Felicidade de sermos todos Castello Branco, orgulho disso, do nosso Brasil ser herdeiro de Castello Branco, que lutou pela liberdade desse País injusto, ele lutou e fez sua parte e seguimos assim, fazendo a mesma coisa, divulgando, escrevendo e falando por um Brasil melhor. Esses são os Castellos Brancos de todo o nosso País! Amém...

Unknown disse...

Felicidade de sermos todos Castello Branco, orgulho disso, do nosso Brasil ser herdeiro de Castello Branco, que lutou pela liberdade desse País injusto, ele lutou e fez sua parte e seguimos assim, fazendo a mesma coisa, divulgando, escrevendo e falando por um Brasil melhor. Esses são os Castellos Brancos de todo o nosso País! Amém...

Unknown disse...

Queria encontrar minha família Castelo Branco pós não conheço ninguém 😪

Unknown disse...

Queria encontrar minha família Castelo Branco pós não conheço ninguém 😪

Unknown disse...

Queria encontrar minha família Castelo Branco pós não conheço ninguém 😪

Léo Santos Sampaio disse...

Dana Katruryn somos parentes! Meu tio avo ainda se encontra vivo aos 97 anos! Seu nome: Sebastião J. Sampaio, sua mãe: Ana Ferreira J. Sampaio, e sua avó: Elutéria Sampaio Castelo Branco. Estado: Ceará, municípios: Fortaleza, Baturité, Quixeramobim, Quixadá, Cratos, etc...
Moro em São Paulo, mas minha que tbém mora aqui sempre viaja prá lá! Meus parentes são da parte materna e descendem de judeus,sabemos mas poucos se importam com isso. A família está espalhada em São Paulo, e na cidade de Mauá tbém, por acaso, encontrei um deles! Abçs!

Léo Santos Sampaio disse...

Dana Katruryn talvez sejamos parentes! Meu tio avo ainda se encontra vivo aos 97 anos! Seu nome: Sebastião J. Sampaio, sua mãe: Ana Ferreira J. Sampaio, e sua avó: Eleutéria Sampaio Castelo Branco. Estado: Ceará, municípios: Fortaleza, Baturité, Quixeramobim, Quixadá, Cratos, etc...
Moro em São Paulo, mas minha mãe que tbém mora aqui sempre viaja prá lá! Meus parentes são da parte materna e descendem de judeus,sabemos mas poucos se importam com isso. A família também está espalhada em São Paulo, e veja: dias desses na cidade de Mauá tbém, por acaso, encontrei um deles! Meu nome: Abraão G.
Pereira, minha mãe: Maria G. Pereira Sampaio (de solteira) e sua bisavó: Eleutéria Sampaio Castelo Branco. Abraços!

Unknown disse...

ola , bom dia, me Chamo Clayton Lopes Castelo ?Branco, sou de Fortaleza-CE, meus pais s~çao, Francisca Lopes castelo Branco avos, João Castelo Branco e Francisca Barrosos Castelo Branco, ele, primo de Marechal Castelo Branco.

Anônimo disse...

Vejam o blog sobre a origem dos Castelo Branco
Luciana,
Seis Castelo Branco não têm origem em Batirité mas no piauí
www.gustavocondemedieros.blogspot.com

Unknown disse...

Meu avô João Batista Castello Branco,minha avó Maria Equidonia Carvalho Castello Branco,meu pai Edvaldo Carvalho Castello Branco,natural de Garanhuns PE. Gostaria de saber qual a diferença do Castello com dois elis,para o Castelo com um só?

Unknown disse...

Meu nome é Márcio Alves castelo branco natural de alto parnaiba Maranhão filho de :jonias de pina castelo Branco e daci alves castelo branco (os castelo Branco na sua grande maioria estão em miracema to, Piauí e Maranhão...

Unknown disse...

Oiii Andre ,minha avó de chamava Ajuda castelo Branco leão e ela era de recife no Pernambuco, seu avó era o irmão dela?

Unknown disse...

Meu avô era da marinha,despertou e fugiu para interior de SP. Seu nome era Amphilophilo Castelo Branco e sua família era do Piauí.Nao sei nada da família do meu avô.

Unknown disse...

*desertou

Anônimo disse...

Sou bisneto de PEDRO JUSTINO SAMPAIO, que era um dos irmãos de SEBASTIÃO JUSTINO SAMPAIO. Seus pais eram ELEUTÉRIA E JOSÉ JUSTINO SAMPAIO.
PEDRO JUSTINO SAMPAIO, veio com sua família para o AMAZONAS durante o ciclo áureo da borracha e se instalaram no município de FONTE BOA. Meu avô FRANCISCO PEREIRA SAMPAIO, tinha 6 anos de idade quando veio de BATURITÉ-CE para o AMAZONAS. Na sua certidão de Nascimento, consta como seus avôs paternos ELEUTÉRIA E JOSÉ JUSTINO SAMPAIO.
ESTOU PESQUISANDO A GENEOLOGIA DA FAMILIA SAMPAIO.
MEU CONTATO: ednaldo_sampaio@hotmail.com ou toked.sampaio@gmail.com

Vanessa disse...

Alguém sabe informar ligações entre castelo branco e Diógenes??

Unknown disse...

Meu nome é Gecilene,sou neta de Daniel procopuo castelo Branco e Adélia Abreu castelo Branco, tenho tios chamados Débora, Jonathan, jairo,alda, juarez, Daniel entre outros são todos de fortaleza-CE meu avô era primo de ex presidente Humberto de Alencar castelo
gecilenesousa@gmail.com

Gabriel Castelo Branco disse...

Muito boa a iniciativa!! mais importante do que Resgatarmos a nossa arvore genealógica e rebuscarmos os valores que a nossa familia Conteve ao Longo deste tempo tenho certeza foram Guerreiros e bravos e estas marcas indeleveis devem traçar o nosso perfil Hodierno que puder entre em contato Gabriel Castelo Branco 098 81416084

Vinicius morales disse...

Eu tenho uma foto de um parente de vcs acho que é filho do presidente castelo branco o nome é clovis castelo branco nascido em 11 de setembro de 1920 falecido em 11 de outubro de 1921

Unknown disse...

Eu Kaian Castelo Branco de Araújo,sou de Fortaleza.minha mãe é de Piauí Bernadethe Maria Castelo Branco linhares,nascida em buriti dos Lopes.-PI

Unknown disse...

Meu avô se chamava Manoel da Silva Castelo Branco

João Gabriel Da Silva Castelo Branco disse...

O meu nome tem Castelo Branco por parte do meu pai,queria saber mais sobre esse nome pois já ouvi ele sendo citado,mas não sei se minha família tem alguma coisa a ver

Unknown disse...

O sobrenome de minha avó tambem é Rego e quando solteira tinha falcao no sobrenome. Hoje em dia reside em Ocara Ceará.

Edley Castelo Branco disse...

Sou de fortaleza CE e meu "castelo branco" é por parte de vó,ela descendeu dos Castelo branco's de messejana(bairro de fortaleza),os mesmos familiares do Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco,porém gostaria de saber se o "Alencar" do presidente e o mesmo do poeta?alguém teria tal informacao?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde eu estive em uma fazenda em Manaus divisa com Rondônia, pelo que vi essa fazenda foi colonizada pelos Portugueses e ingleses no século 18 e vi muitos resquícios lá inclusive o túmulo do menino Clóvis Castelo Branco que está até hoje lá, se alguém souber ou tiver contato com parentes me procurem cel 69 993189315 tenho fotos inclusive de outras pessoas também sepultadas la

Anônimo disse...

ALGUEM CONHECE OU CONHECEU UM SENHOR RUIVO E ALTO QUE ERA ELETRICISTA EM BATURITE,MAIS OU MENOS NO ANO DE 1989?

Unknown disse...

Lucas meu tataravô se chamava francisco Pinheiro Castelo Branco,tem alguma novidade sobre sua família?

Unknown disse...

Meu também

Unknown disse...

Euuuu

Zezé do Carnaval disse...

Boa tarde. Sou Maria Jose filha de Eva de Chique Chique, ela foi criada em Remanso na casa dos Castelos, onde tinha os Srs. Pombo e Sr. Maninho. Tinha a irmã D. Dulce pessoa muito boa. Ela se casou em Remanso.Alguém possa me dar alguma informação sobre os Castelos de Remanso por favor. Muito obrigada.Meu email mariajosemuje@hotmail.com

Alan Peterson disse...

minha bisavó Maria castelo branco, nasceu na cidade de amarração< ceara, hj a cidade mudou de nome, se chama luis Correia( Piaui)
alanconsultorthe@gmail.com

Unknown disse...

Olá tudo bem? Vc teve algum tio avô por nome João Pina Castelo Branco?

Unknown disse...

Meu pai miquel castelo branco da Silveira Filho de Telesforo castelo branco da Silveira esposo de alisi Pontes castelo branco todos desendentdes de Fortaleza Baturité Ceará;
Fico muito feliz de saber que existem tantos castelos branco.

Marcel Fialho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcel Fialho disse...

Olá.
Meu avó se chamava Clementino Pinheiro Castelo Branco.
Tem uma irmã que mora pelas as bandas do Ceará, a única informações que tenho que o nome dela é Justiça.

Marcel Fialho disse...

Justina

Fábio da Silva André disse...

Minha bisavó Antonia Ester Alencar era primo de Castelo Branco

Fábio da Silva André disse...

Minha bisavo Antônia Ester Alencar era prima de Castelo Branco,nascida em pernambuco.

Rosana Barbara disse...

Desde da minha adolescência ouvi dos meus tios que a mãe do meu avô era prima do Presidente Castelo Branco. Ela se chamava Amanda Uchoa Castelo Branco. Alguém sabe me dizer alguma coisa?

Unknown disse...

Minha família também é Castelo Branco e eu descobri algumas coisas sobbre minha família como o primeiro Castelo Branco que chegou ao Brasil

Ráder disse...

Sou Ráder Brito Saraiva Leão filho de Raimundo Castello Branco Saraiva Leão e Raimunda Eurides Brito neto de Dalva Castelo Branco Leão e José Saraiva Leão, bisneto Benjamin Prado Castello Branco e Francisca Leopoldina Gutierrez Maia Prado, tataraneto de José Carvalho de Almeida Castello Branco e Lina Mendes Teixeira

Unknown disse...

Ola luka prazer ana julia Castelo Branco

Unknown disse...

Meu tbm

Marília o disse...

Oi, alguém ouviu falar de José de Castelo Branco e Joana Reis de Castelo Branco? São meus bisavós.

Marília o disse...

Eles eram de Parnaíba, no Piauí

Unknown disse...

Sou neta do José Fabiano Castelo Branco, que é sobrinho do presidente da República.

Unknown disse...

Minha avó materna chamava-se Maria Lessa castelo branco, segundo a minha vó ela de Baturité Ceará, prima primeira de Humberto castelo branco. Saiu do Ceará jovem e veio para o Acre, morava na capital Rio Branco.
No Acre, Amazonas Rio de janeiro vivem os descendentes os castelos brancos.

Unknown disse...

Ola venho da família
castelo branco sou bisneta Maria do Rosario Castelo Branco esposa de Antonio Pereira Constantino pais de Manuel Pereira Constantino moro em portugal e preciso saber se eles ainda tenham familia em Castelo Branco obrigada.

Unknown disse...

Meu avo foi para o Brasil aos6 anos de idade nao sei muita coisas deles mas me lembro que minha bisavó tinhas os olhos azuis branquinha ate alemã de resto nao sei mas.

Katia Cilene Marques Castelo Branco disse...

Meu nome é Katia Cilene Marques Castelo Branco , sou de Fortaleza, Meu pai se chamava Carlos Alberto Castelo Branco , meus avós Josias Castelo Branco é Adalgisa Lobo Castelo Branco. Meu pai falava que o pai dele era primo do Presidente Castelo Branco

Marcel Fialho disse...

Meu pai falava tambem... que o pai dele era primo do Presidente Castelo Branco
O nome do meu avô era Clementino Gomes Pinheiro Castelo Branco.

Anônimo disse...

Meu avô José Augusto Silveira veio de uma região de Jaquaribe quando criança, dizia que tinha apenas uma irmã já moça e os pais morreram quando ele ainda criança.

Anônimo disse...

Sou bisneto de Manoel. D'abreu Castello Branco do Rio de janeiro que segundo meu Avô era primo do do Castello Branco (presidente) de um tronco que foi para o Ceará. Viemos de Viseu,as nossa origem é Serra da Estrela, fornos de Algodres. Nosso sobrenome Castello Branco vem da cidade que fundamos, etc...
Um abraço,
Inaldo Abreu
abreuglobal@gmail.com

Anônimo disse...

Ola boa noite, sabem o nome dos pais deles? Meu avô Cícero castelo Branco era filho de lendolfo castelo Branco, o mesmo teve duas famílias. Que não conhecemos. 85 984191662

Anônimo disse...

Meu avô paterno se chamava: Francisco Silveira Castello Branco, faleceu há dois anos acometido de um câncer de pulmão, mais conhecido como, Chico Castello. E hoje infelizmente morreu o Sr. José Castello aos seus 100 anos de vida. Baturité/Ceará. Algum parente perdido aqui? Ass: Clarice Costa Castelo Branco

Anônimo disse...

Não lutou, apenas chefiou os golpistas do exército que tomaram o poder em 1964 e implantaram a ditadura por 21 anos no Brasil.

Luana Farias disse...

Meu pai conta uma história de que meu avô era neto do Castelo Branco, no entanto, decidiu trocar o sobrenome por receio de perseguição. Mas até hoje não sei se isso é verdade ou mentira. Como posso ter essa resposta?

Anônimo disse...

Meu Avô Gutemberg Castelo Branco, minha avó Inelide Mendonça Lins, de Caruaru/ PE.
Minha mãe, Solange Castelo Branco (já falecida).
Não sei nada sobre os meus avós.

Anônimo disse...

Meu bisavô Benedicto Maurício Castello Branco, também era primo do Presidente, ele nasceu no Rio de Janeiro e faleceu em Macatuba/Sp os pais dele eram Manoel Maurício Castello Branco e Antonia Francisca de Amorim

Andre Castelo disse...

Meu avô Elias Castelo Branco, nascido em 04/04/1904 em Fortaleza.

novixcosmeticos disse...

Meu bisavô se chamava Pio castelo branco ele era pai de Prisco castelo branco .

Anônimo disse...

Olá, o nome da sua avó tem Penha ? Maria Penha Castelo Branco ?