quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FAMILIAS DE BATURITÉ E SUAS RAMIFICAÇÕES

FAMILIAS DE BATURITÉ E SUAS RAMIFICAÇÕES
(Jornal A Verdade nº 3.017 11-12/1991.

Vinicius Barros Leal – (do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras).

III – Família Castelo Branco

A família Castelo Branco não foi das primeiras a chegar em Baturité, mas ali já se encontrava no começo do século XIX. Veio de Quixeramobim, onde estava instalada com fazendas de gado.
O Patriarca do Clã foi o português Tenente Cel. Matias Pereira Castelo Branco, natural de Viseu. Vindo solteiro para o Brasil e aqui chegado nos anos trinta do século XVIII. Casou na Ribeira do Jaguaribe com Emereciana Barbalho, descendente dos Correia – Vieiras, gente das mais abonadas da região.
O casal fixou-se nas terras da família que eram muitas, abrangendo fazendas e currais nas margens do Sitiá e do Quixeramobim.
Desse casamento nasceram onze filhos que por casamento se entrelaçaram com muitas outras famílias de criadores da mesma região. Os Pimenta de Aguiar, Saraiva Leão e Leitão foram os que mais constituíram união com os Castelo Branco.
Para Baturité e sua serra dirigiram-se os interesses da família, em vista da boa qualidade das terras propícias para a agricultura e também pela necessidade que tinham de possuir pastos salvadores dos grandes rebanhos, nas freqüentes e temíveis estiagens.
O Tte. Cel. aparece cedo nos registros eclesiásticos, testemunhando casamentos, apadrinhando filhos de serranos e também, nos deveres cívicos.
Dos filhos do Coronel o que mais influência teve em Baturité foi o Capitão Antonio Pereira Castelo Branco, nascido em 1772 e casado com D. Francisca Maria Leitão. Foram muitos os filhos deste casal, alguns participando ativamente da vida local, especialmente o Coronel Manuel Felipe, que casou em Baturité, com Isabel Gomes da Silveira. O sogro de Manuel Felipe, era um verdadeiro potentado, com muito prestigio político e social, o Coronel João Gomes da Silveira, filho do fundador da família Silveira, paraibano de Mamanguape, Capitão Luis Gomes da Silveira.
Manuel Felipe tinha um temperamento inquieto e envolveu-se nos principais acontecimentos locais, desde os movimentos revolucionários de 1817, 1821 e 1824. Esteve sempre na dianteira dos que se rebelavam e protestavam contra a situação corrente. Por isso, sofreu sérias conseqüências, minorizadas por sua habilidade e astúcia. Teve querelas e atritos com muitos elementos conservadores de seu mesmo partido, e brigou até com o respeitável vigário. Este, vingava-se, anotando nos livros de registros os apodos do truculento paroquiano. Sempre que era necessário referir-se ao nome de Manuel Felipe, o Sr. Vigário acrescentava a zombaria “Castelo no ar”.
Manuel Felipe, inteligente e de algumas letras, gostava de fazer versos de natureza política e divulgava-os como podia. João Brígido, em “Ceará–Homens e Fatos”, cita alguns. Um deles, tendo como mote “todo corcunda é malvado”, mexe com muita gente do Ceará inteiro, até com parentes do autor, residentes nos Inhamuns e ligados à importante família Feitosa.
Dos filhos de Manuel Felipe o que mais influência exerceu em Baturité foi o Tte. Cel. Pedro José nascido em 1818 e falecido em 1877. Este, foi de fato, o maior chefe político de Baturité no século passado. Muitas vezes presidiu à Câmara Municipal e faleceu Deputado Provincial. Tinha o apodo de “Pedro Cru” e foi casado com uma sobrinha, filha de seu irmão José, D. Teresa Antonia. Deste casal descendem muitos baturiteenses de projeção. Foram seus genros os comerciantes João Correia Lima, Balduino José de Oliveira, Porfírio Gurgel do Amaral, Francisco Bezerra de Menezes Soares, o professor Manuel Egídio da Costa Nogueira, desses casais sendo descendentes os Taumaturgos, Pinheiros, Falcões, Severiano Maciel, Paiva e Silva, Soares Arruda, Matos Brito e tantos outros. O ministro Waldemar Falcão, o advogado Lauro Maciel, Érico Paiva, o Cel. Mário Ramos, os irmãos Luiz e Carlos Soares Arruda são descendentes de Pedro José.
A família foi proprietária de sítios na serra, sendo as melhores glebas as que conservam os mesmos nomes de Salvaterra e Correntes, nas margens do riacho cruz, terras que se estendem até perto de Mulungú.
Os Alves de Carvalho também se ligam aos Castelo Branco. Outros filhos de Manuel Felipe originaram novas famílias, sendo Venâncio Castelo a que maior destaque teve, com propriedades de grande produção de café. Por sinal, foi o velho tronco familiar, Manuel Felipe, quem trouxe a rubiácea para a serra.
A família cresceu tanto que extrapolou as fronteiras municipais e estaduais. Não há, no entanto nenhuma ligação com a família do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, proveniente do Piauí onde se instalou o nobre lusitano que veio dirigir aquela Província.
Também de Manuel Felipe foi irmã D, Teresa Antonia que casou com o primo João Batista da Costa Coelho, e deste casal foi filho o Dr. Antonio Benicio, Juiz da Comarca, progenitor de grande e ilustre família conterrânea.
Manuel Felipe teve dois outros filhos, José Pereira e Alexandre, que muito concorreram para o povoamento da região, chefes que foram de novas famílias que se entrelaçaram com as mais tradicionais da região do maciço.

79 comentários:

Anônimo disse...

ola,gostaria de saber se há alguem que saiba a origem dos cavalcante em Baturité ce. sou neto de Valdemiro Cavalcante (valdo barros),sitio correntes Baturite,ce.

informaçoes envie para esse endereço >
E-mail : thebox@daterranet.com.br

Rocildo Caracas Blog disse...

Sou descendente de João Alves da Costa Caracas, que era de Baturité. Quando o mesmo veio para os Inhamuns, conta a tradição que o já era viúvo, portanto, deixara descendentes em Baturité. O que quero saber é: quais são os descendentes dele? Com quem se casou em Baturité antes de vir para os Inhamuns? Se puder me ajudar ficarei grato.
Rocildo Caracas

marcia disse...

Sou descendente dos Bonates da Cunha de Baturite. Estou pesquisando sobre a familia e gostaria de algumas informacoes. Desde ja agradeco.
e-mail: marciacunha55@gmail.com

Rosália Motta disse...

Olá! me chamo Rosália e estou pesquisando sobre meus ascendentes familiares, e gostaria muito de sua ajuda se for possível, é claro! Bem... sei que meu avô materno, MANOEL ROSENDO DO NASCIMENTO, era da SERRA DE BATURITÉ, pois ele falava muito deste lugar quando estava com 90 anos. Ele falava sobre a vó RITINHA. Dizia que a mãe dele, minha bisa, chamava-se RAIMUNDA MARIA DA CONCEIÇÃO BRANDÃO, irmã de RAIMUNDO BRANDÃO. Meu avô contava que a casa da vó RITINHA ficava no pé da serra e que tinha uma porteira grande e bonita. Tinha uma torre que vó RITINHA dizia a ele que era aonde ficavam os escravos, mas que naquele tempo, já não tinham mais escravos e a torre era local de armazenar frutas para madurar mais rápido. vovô dizia que era um local muito quente. Certa vez, a mãe dele fugiu de casa com JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO, e vó RITINHA ficou muito enfurecida. mandou buscá-la e a deixou trancada nessa torre por 3 dias sem pão, ou água. Depois daí, reselver casá-los.Isso deve ter acontecido por volta de 1900, pois meu avô nasceu em 04/06/1902.
Quando ele tinha por volta de 8, ou 11 anos, estavam recrutando homens para uma guerra, e o pai dele, JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO, foi chamado. O tio, não. E o pai não voltou mais. A mãe dele, RAIMUNDA MARIA DA CONCEIÇÃO BRANDÃO, veio para Manaus com ele e o irmão, RAIMUNDO BRANDÃO, sendo que este, logo voltou para Baturité. Aqui em Manaus, a Mãe casou-se de novo, mas logo faleceu e ele em seguida perdeu o padrasto também. Ficou sendo criando pelo dono do seringal. Ele soube que logo que eles vieram para Manaus, Vó RITINHA faleceu.
Eu gostaria muito de saber se ainda tenho familiares em Baturité.... meu avô faleceu querendo voltar para a terra dele, mas infelizmente ficou muito doente e não pôde viajar.Faleceu em 1992. Minha mãe, quer realizar esse sonho por ele. Ajude-me, se souber de alguma informação.
rosaliamotta@live.com

marcos disse...

Olá,gostaria de saber se alguém em BATURITÉ, que saiba a origem da família BARROS. Meu bisavô se chamava
José Francisco de Paula Barros. Veio ainda jovem para o município de Russas para trabalhar em rodagem, depois veio para Jaguaruana, onde casou-se e constituiu família. Quero saber o nome se seus pais e origem.
e-mail: marcotonio.barros@gmail.com

jgustmed@ig.com.br disse...

Olá pessoal, sou de São Paulo e na busca de meus antecedentes achei minha bisavó que se chamava Ana Justino Sampaio ou Ana Flora (Florinda?)Sampaio, segundo o que achei em registros pois consideravam muito os apelidos de maneira que hoje confundimos e não sabemos o que é verdadeiro. Sua mãe, minha tataravó "Eleutéria Maria Sampaio" e seu pai, meu tataravô "José Justino Sampaio". Acho que meu sobrenome "Gustavo", tb originou desta cidade, alguém poderia me ajudar? Existe algum cartório, igreja nesta cidade o qual poderia buscar os registros? Ou alguém tem conhecimento destes sobrenomes?

Anônimo disse...

jgustmed@ig.com.br

Oi.. Olha talvez somos parentes distante rs*... Meu bisavó se chamava Sebastião Justino Sampaio, e Minha Avó se chamava Hilda Soares Sampaio... quiser contato é kletterdemenezes@hotmail.com

Léo Santos Sampaio disse...

Olá pessoal!Vejo que encontrei alguns parentes!Sou descendente de Eleotéria Maria Sampaio. Ela era foi casada c/José Justino Sampaio. Agora um de seus filhos: Sebastião Justino Sampaio foi pai de vários filhos: Hilda, Neuza, Santo, Amélia, Nelson,(N)Laíde,...
Ana Justino Sampaio (a Flora) dizia que meus parentes eram tbm da família Castelo Branco/ é possível que seja do ex- presidente do Brasil, pois em Batirité tem outro ramo desta família que nada tem a ver c/esta ( baturité. Eu fui afundo e descobri que nossos antepassados (Provavelmente até que se prove contrário) aqui no Brasil foram perseguidos pela Inquisição, pois eram cristãos-novos ( descendentes de judeus forçados a serem católicos). Por volta do sec. XVI/XVII houve em Portugal o judeu Jaco Baru,(Duarte Brandão) cc Ana Mesquita Castelo Branco, eases descendentes foram os que pousaram (Provavelmente)em Baturité. Continuemos os contatos!

Léo Santos Sampaio disse...

Mas... qual seu nome anônimo, o que vc disse é muito interessante! Se vc é parente de Sebastião Justino Sampaio, então tbm é meu parente! A propósito vc tem alguma informação a respeito dos antepassados da sua trisavó Eleotéria? Percebo que vc está mais próximo do que eu e aquele outro nosso parente, o jgustmed@... Pelo que pude colher de dados é provável que alguns dos antigos parentes dela (nossos) ainda residem aí em Baturite. Até mais, um abraço. Entre em contato.

Danyelle disse...

Olá, sou de Belém/PA e meu avô nasceu em Baturité/CE ele se chamava Francisco Pereira de Araújo nasceu no 1910. Meu bisavô se chamava Antônio Pereira de Araújo e minha bisavó Maria Justina de Araújo. Gostaria de mais inforamções sobre familias com estes sobrenomes, pois meu avô se casou pro baixo amazonaz na cida de Almeirim com minha avó, porém não sei com quantos anos ele veio daí pra cá!!! danycanto7@hotmail.com

Vera lucia Pereira disse...

meu nome e vera lucia pereira, sou filha de jose silvestre pereira que morava em mazagao comarca de baturite,gostaria de encontrar a famila dele, o nome dos pais dele era raimundo sivestre da cruz e judite pereira da conceiçao, eram agricultores, segundo ele os irmaos chamavam-se lucas silvestre pereira, francisca silvestre pereira,manoel silvestre pereira, alenita silvestre pereira, estelista pereira, ezelista silvestre pereira, antonio silvestre pereira , em 14 de outubro de 1959 ele tirou um atestado de conduta na delegacia de Baturite na epoca com 20 anos, assinado por jose gonsalves da 1ª vara.. se alguem conhecer pessoas desta familia por favor me ajude a encontra-los.ficarei muito grata, moro em curitiba -pr, entrar em contato no email; marlene_faturamento@hotmail.com

Anônimo disse...

estou pesquisando sobre a familia monteiro, sousa e soares nunes de baturité.se alguem tiver informações meu email é erikanmota@yahoo.com.br

Unknown disse...

Boa Tarde a Todos.
Eu sou Jony Gomes Silveira. Meu Pai ( nascido em Sao Paulo ) Conrado Gomes Silveira Netto, Filho de Conrado Gomes Silveira Filho, ( meu avo ) que por final era filho de Conrado Gomes Silveira Nascido em Baturite, Ceara. Meu Bisavo, Conrado Gomes Silveira.
Eu ja estive me Baturite em 1987 procurando familiares Silveira, ao qual encontrei apos ter ido na radio Barutite e me informaram sobre a grande familia que somos na Regiao serrana de Baturite.
Gostaria de deixar aqui meu email pra contato alguem queria saber sobre a parte da familia por parte de meu avo Conrado Gomes Silvira filho que foi morar em Sao Paulo em 1910 ( por ai ) e nunca voltou a Baturite, somente eu que fui a regiao em 1987.
Na eposa eu morrava em Sao Paulo, agora moro e tenho familia na Inglaterra, Meu filhos sao: Rebekkahe Lear Silveira, Elim Lear Silveira e Isabelle Lear Silveira.
Meu email pra contato: jgsilveira@hoptmail.com e jony.silveira@beckprosper.com

Abraco
Jony Gomes Silveira

Unknown disse...

Corrigindo meu email:
silveirajg@hotmail.com , perdao

Jony

Dana Katruryn disse...

Oi sou neta de dois primos que eram da família Castelo Branco e Sampaio, Hoje sou apenas Sampaio. Não sei muito a origem da nossa família, as poucas informações que tenho são: somos de origem judeu portuguesa e que meus avós eram primos do ex presidente Humberto CAstelo Branco. Sei também que os meus tios avós estão espalhados pelo Brasil, mas nunca tive contado com nehnum deles, sei que tem muitos em sp e outro em Rj e um que é da aeronáutica (ou foi né!). e os meus avós tinham familia em baturité e meu avô tinha sitio em palmácia, seu nome era Francisco Nonato Sampaio, morreu de doença de chagas. Minha Avó, Francisca Lima Castelo Branco

Angel disse...

Olá Gostaria de informações sobre a família Alves Maciel... Meu avô era de Baturité Amadeu Alves Maciel... Minha avó Francisca de Oliveira Maciel.
Meu email: angelica.amaciel@gmail.com

Obrigada

Angel disse...

Olá Gostaria de informações sobre a família Alves Maciel... Meu avô era de Baturité Amadeu Alves Maciel... Minha avó Francisca de Oliveira Maciel.
Meu email: angelica.amaciel@gmail.com

Obrigada

Unknown disse...

Tenho raízes em Baturité, meu bisavô da linhagem paterna, José Francisco de Paula Barros, veio de Baturité e constituiu família em Jaguaruana. Gostaria de me comunicar com alguém da família Barros desse lindo município, para que eu complete a minha árvore genealógica e pela satisfação de conhecer descendentes dos ancestrais dos Barros de Baturité.
Marcos Antonio Barros
email: marquinhos.ce.barros@hotmail.com

Angel disse...

Olá, meu Avô se chamava Amadeo Alves Maciel e era de Baturité... Não sei se pode ter relação... Abs!

Angel disse...

Olá, meu Avô se chamava Amadeo Alves Maciel e era de Baturité... Não sei se pode ter relação... Abs!

Valdenéa disse...

Estou tentando fazer minha arvore genealogica, mas tenho poucas informações. Meu tio ja falecido me contou que a familia do meu avô era de um lugar chamado Olho D Agua em Baturité. Estou procurando descendentes, visto que meu avô deixou alguns irmãos no local quando veio para o Rio de Janeiro. Os nomes dos meus bisavós são:
Firmino Rodrigues Junior, marido de Joaquina Maria da Conceição
Torquato Felix de Carvalho, marido de Felicidade Augusta de Carvalho
Se alguem souber qualquer pista que possa me abrir um caminho eu agradeço.
Valdenéa

humbertovia disse...

Meu avô, me contou que o seu pai se chamava Nicácio Viana que constituiu uma nova família em Baturité, gostaria de saber se alguém conhece algum familiar do meu bisavô? humbertovia@hotmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber qualquer informação sobre a família Simplicio de baturité. meu email é douglas21simplicio@gmail.com

Unknown disse...

Tenho uma familiar que veio de Baturité (mais especificamente da Serra do Coité) em meados de 1806.. Seu nome é Joana Rodrigues Trigueiro, em relatos da mesma, dizia que era uma família conhecida na região. Se tiverem informações sobre a família podem entrar em contato com o email: assiria1811@gamail.com.

Anônimo disse...

Ola.. me chamo william ...meu avô se chamava josé galdino de freitas,filho de mariana maria de jesus e manoel galdino de oliveira..meu avô nasceu em 1920,ainda em sua juventude ingressou na maçonaria ao lado de seu primo lucas galdino ...minha @vó se chamava maria Eulália souza de freitas,filha de Andre Fernandes de souza e maria fernandes de Souza,todos da serra de baturité.minha avó nasceu em 1917.Meus avós faleceram no estado do pará..gostaria de saber algo sobre minhas origens,minha avó dizia q seu pai tinha certa ascendencia italiana...Qualquer informaçao,este é meu email....williams_freitas20@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá! estou tentando encontrar familiares do meus bisavós que vieram para o Amazonas. Ele veio para o Amazonas no ciclo da borracha. Meu bisavô José Aprigio de lima e a esposa Josefa Fernandes de Araújo de Baturité, sei que ele veio para o Acre apenas com um irmão. e o outro é de sobral Anastácio Ferreira de Souza de sobral, não tenho ainda informações precisas sobre o nome da esposa dele.
Qualquer informação meu e-mail: terezinhaaprigio@gmail.com

Trindade disse...

Meu tataravô era Bernardo Maciel aí de Baturité alguém sabe alguma informação.de famíliares.qualquer informação glleicyy_@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, meu nome é Ricardo Carvalho da Rocha Lima e resido em Goiânia - GO, busco informações a respeito de meu tataravô Franklin da Rocha Lima, presumivelmente nascido em Baturité - CE no ano de 1832 e falecido na cidade de Goiás - GO em 1887. Seus pais eram Antonio da Rocha Lima e Josepha de Menezes. O nome do pai poderia ser também Joaquim Antonio da Rocha Lima, não temos certeza quanto a isso.

Ele, juntamente com dois irmãos, migrou para o Estado de Goiás ainda jovem e aqui, na cidade de Goiás - antiga capital do Estado, constituiu família.

Um de seus filhos, meu bisavô, foi importante político aqui no Estado de Goiás: https://portal.al.go.leg.br/deputado/perfil/deputado/1911

Atualmente estou juntando elementos em nossa árvore genealógica familiar (família Rocha Lima) para traçar com mais detalhes a origem de nossa família aí no Estado do Ceará, e até mesmo no exterior (retrocedendo mais no tempo).

Agradeço qualquer informação a respeito do assunto.
Ricardo C. da Rocha Lima
ricardorochalima@gmail.com
www.caldas.com.br/30anos

Anônimo disse...

Procuro pela familia de minha vó.Beatriz Menezes Pimentel de Baturité Ce

Unknown disse...

Algum descendente de Eleutéria e José Justino Sampaio aí.Estou construindo a árvore genealógica e tenho informações pra trocar. Meu WhatsApp (92)99128-9057

Unknown disse...

Meu avô se chamava Conrado Pereira da Silva,veio de Baturité para Manaus, meu pai, hoje mora em Belém-PA, gostaria de informações sobre parentes.

Regyna Artes disse...

Boa tarde. Meu avô era conhecido como: Chico Lopes,casado com dona Raimunda. Moravam em Mucunâ - Baturité. Alguém pode mim informar alguma coisa? Desde já agradeço.

RCardoso disse...

Meu pai Teotônio de Abreu Cardoso foi proprietário ( a partir de 1950) do sítio Muncunã a 3 Km de Baturité CE. O sitio ainda nos pertence. Você saberia dizer em que ano seu avô morou lá? Meu e-mail:Roberto.rjc@gmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber se conhecem a familia de sousa barros de Baturité. Se alguém conhece podem me informar pelo mail Rose.bme.barros@gmail.com. estou fazendo árvore genealogica da família. Meu avô Flavio de Sousa Barros.

Unknown disse...

Boa noite! Meu nome é Danna e gostaria de saber a origem da familia Pompeu em Baturité.

Unknown disse...

A minha avó materna chamava- se Cecília Cipriano de Souza .
Nasceu em 1888 em Baturité- Ceará
Foi para o Acre com 12anos , deixou irmã e sobrinhos no Ceará.

Unknown disse...

Gostaria de conhecer a família do meu pai...Meu avô se chamava Francisco Severiano da Costa

Walder de Aguiar Serra disse...

O nome do meu trisavô era Marçal Gomes da Silveira,comerciante de Baturité.

Walder de Aguiar Serra disse...

Meus trisavós são de Marçal Gomes da Silveira e Izabel Maria da Silveira(ambos de Baturité/Ceará. Minha bisavó Francisca Leopoldina Silveira de Aguiar,casada com Liberato Pereira de Aguiar e minha avó Judite Silveira de Aguiar .Caso alguém saiba algo a respeito deles,parentesco ,etc..meu contato
walderserra@gmail.com

Léo Santos Sampaio disse...

Opa...tudo bem?
Seu relatohisé um tanto parecido com as coisas que minha mãe sempre disse, veja so:
Ela é neta de Ana que era filha de Eleoteria Justino Sampaio que era parente duma certa família de sobrenome Castelo Branco de Baturité/ CE. Interessante, é que também a outra pessoa neste blog que tem parentesco, pois o encntrei no Facebook.
Se você achar interessante prosseguir, saiba que há descendentes destes mesmos Sampaio aqui em São Paulo e já os encontramos ainda vivos no Ceará,pelo menos os Sampaio pertencentes ao mesmo ramo/tronco desta família. Abraços...

Unknown disse...

Eu estou a procura de membro da família Moreira que Baturité-CE na serra

Unknown disse...

O meu avô que tem parentes lá...se alguém tiver informações Polianaomoreira@gmail.com

Unknown disse...

Olá estou a procura do meus parentes que familia Moreira em Baturité. Na região serra de Baturité. Eu gostaria muito de encontrar eles se alguma informação Polianaomoreira@gmail.com
Deja agradeço.

Unknown disse...

Gostaria muito de encontrar minha família Moreira em Baturité-CE na serra de Baturité.O nome do meu avô é tito Luiz mereira o pai dele joão luiz Moreira a esposa dele Luzia Moreira de Jesus. Se tiver informações Polianaomoreira@gmail.com Deja agradeço.

Unknown disse...

Olá Abraão, sou neto de Hilda Sampaio. Infelizmente não cheguei a conhece-la mas ainda há uma irmã dela viva

Anônimo disse...

Bom dia


Procuro membros da Família CASTRO ou Nascimento.

Minha avó morava em Baturite Ceara e veio morar em manaus. FRANCISCA Medeiros do nascimento.

Minha bisavó : Francisca Castro do nascimento

Meu bisavô:Luiz Medeiros do nascimento

FRANCISCO José do Nascimento e Maria Glória do Nascimento

Manoel Avelino de Castro e Francisca Amelia de Castro 92 99253-7215

lu disse...

Olá, sou bisneta de Francisco de Souza Leitão e Theodora Maria Leitão que vieram para ES da Serra de Baturité Ceará

Unknown disse...

Olá queria saber se alguém conhece a família silveira de Baturité-ce
Perdi o contato com minha família

Unknown disse...

Francisco Luiz da silveira filho do senhor Oséias de alguém conhecer PFv entre em contato comigo é meu pai e meu avô

RCardoso disse...

Regina

Em junho de 2018 vc falou q seu avô Chico Lopes morou n Mucunã em Baturité. Vc viu minha acima na mesma epoca? Gostaria de trocar informacoes a respeito.
Roberto Cardoso
roberto.rjc@gmail.com

Unknown disse...

Olá,gostaria de ter notícias da minha família morafora em Baturité, só sei que meu pai tinha o irmão mais velho dele por nomee de , FRANCISCO PAZ DA
SILVA, por certo já falecido a muitos anos, o meu pai se chamava RAIMUNDO PAZ DA SILVA, FILHO DE José Paz da Silva,com certeza o meus primos verdadeiros devem exister ainda em Baturité, gistaria de obter alguma informação, meu nome é Manoel Paz da Silva, desde já agradeço a atenção.

Unknown disse...

Você é dos macieis da ramificação Quixeramobim,Boa viagem do José Bruno proprietário da fazenda Buenos Aires?

Unknown disse...

Olá ainda existe os Macieis que tinham ramificação na cidade de Quixeramobim e Boa Viagem os macieis do Brejo

Nataniete disse...

Olá. Estou a procura dos decentes de Rosa Lopes da Silva e Antônio Lopes da Silva , pais de Luís Antônio da Silva que veio para o Acre por conta do ciclo da borracha. Email raniaoliveira003@gmail.com

Nataniete disse...

Olá. Estou a procura dos decentes de Rosa Lopes da Silva e Antônio Lopes da Silva , pais de Luís Antônio da Silva que veio para o Acre por conta do ciclo da borracha.

Nataniete disse...

Olá. Estou a procura dos decentes de Rosa Lopes da Silva e Antônio Lopes da Silva , pais de Luís Antônio da Silva que veio para o Acre por conta do ciclo da borracha.

Nataniete disse...

Olá. Estou a procura dos decentes de Rosa Lopes da Silva e Antônio Lopes da Silva , pais de Luís Antônio da Silva que veio para o Acre por conta do ciclo da borracha.

Unknown disse...

Gostaria de encontrar meus parentes de Baturité, Ceará. Meu avo saio de Baturité na época da seca de 1915 indo pro amazonas e depois pro acre, cortar seringa vindo a ser soldado da borracha.

Negro simpatizante disse...

Sou Ricardo da Rocha descendente bisneto de Laurentino da Rocha Freire que era de Baturité e migrou para o Recife onde faleceu em 1915. Gostaria de encontrar patentes da família Rocha Freire de Baturité. Email: ricardodarocha08608@gmail.com

Marcos Moreira disse...

Sou descendente do André Moreira de Sousa. Faleceu em 4 de julho de 1878 em Aracati. Pesquiso sobre os ascendentes dele na região de Baturité. Deixou descendentes nas cidades de Russas e Jaguaruana com sobrenome composto Moreira de Sous(z)a.
marcosjlam@hotmail.com

Unknown disse...

Eu sou antonio simplicio de sousa nao conheço minha mae sei que ela se chama maria augusta de SOUSA e morava em baturite e tenho um irmão que se chama antonio agusto tenho muita vontade de conhecer eu moro em fortaleza

Unknown disse...

Sou Francisco de oliveira,sou neto de João Sales de Oliveira e bisneto de João da Cruz oliveira e Maria Barbosa.
Oriundos de Baturité-CE. Procuro aprofundar minha árvore genealógica.

Anônimo disse...

Sou Antônia Maria Alves de Albuquerque. Meu avô se chamava Luiz Alves do Nascimeto, filho de Baturité. Minha mãe falava que a família morava na serra, era um lugar lindo, com igreja dentro da terra. Meu avô saiu de Baturité muito jovem, foi para Açú no RN, depois seguiu para o Acre, foi seringueiro e lutou na guerra contra pelo territorio do Acre. Fez parte do exército de Placido de Castro. Depois voltou para Açú, casou-se, ficou viuvo e foi Morar em Macau. Quero encontrar informações sobre minha família. Se alguém poder me Judas agradeço

Anônimo disse...

Meu avô é do Baturité um lugar chamada serra das bananeira e o sobrenome dele era ferreira da Silva, ele veio pra fortaleza com 18 anos se tratar e quando ficou bom não voltou mais pro Baturité.
cristianaalmeida037@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, a minha família é de Baraturité e Pacoti, os sobrenomes são Rodrigues da Silva, Uchôa, caso tenha informação, meu email é dra_laispradoesilva@aasp.org.br , obrigada.

Anônimo disse...

Olá sou De Belém-pá procuro os parentes do meu avô que nasceu em Baturité-Ce ele se chamava Rufino Lopes da Silva. Quem tiver alguma informação

Anônimo disse...

Boa noite minha a avó era Rita Maria da Conceição ela já faleceu a vinte anos minha tia falou que a mãe dela era de Baturite e sobre nome Conceição

Iron Andrade disse...

boa tarde, moro em Boa Vista, Roraima. me pai Francisco Custódio de Andrade (falecido), nasceu em Baturité/CE, ele era filho de Levino Gomes de Andrade e Maria Madalena de Andrade. Gostaria de saber se algum parente dele em Baturite. caso haja, me informar no email: ironandrade@gmail.com.

Anônimo disse...

Tambem sou Silveira nascida e criada em Baturité. Os Silveiras são bem forte em Baturité

Anônimo disse...

Olá! Meu pai se chamava Leônidas Rodrigues de Sousa ele veio para o Amazonas e constitui família aqui nos não conhecemos ninguém da família dele, no RG dele costa que ele nasceu em baturite o apelido dele aqui era Ceará. Sealguem conhecer ou tiver alguma informação favor entra em contato srg4sousa@gmail.com

Anônimo disse...

Olá ! Gostaria muito de ter informações sobre a família da minha vó paterna Elisa Pereira Lira casada com Francisco Paula de Oliveira (ambos já desencarnados), pois a mesma é de origem da região da Serra do Baturité, mas nunca tive a felicidade de ter notícias de seus familiares ! De antemão agradeço.

Anônimo disse...

Olá! Moro no Acre, meu avô José Marinho e sua família era da Serra do Baturité e, meu avô José Marinho veio para o Acre na época do desbravamento das terras acreanas e também no auge da borracha (essa borracha era feita com um leite (látex) tirado da árvore chamada seringueira, desse látex tirado da seringueira é feita a borracha e, dessa borracha são fabricados como por exemplo pneus. Nessa época veio muito nordestino para a região amazônica para o Acre para trabalhar. E o meu avô José Marinho, fez alguma travessura e teve que sair de Baturité e, veio sozinho para o Acre e seu pais e irmãos ficaram na serra do Baturité. No Acre meu avô casou e construiu família, tinha muitos filhos, minha mãe era a primogênita.
Em 1939 meu avô foi até Belém e passou um telegrama para a sua família e foi lhe dito que ainda não podia ir em Baturité e ele voltou para o Acre. E aqui ele faleceu. E nós só conhecemos meu avô. Sabemos que ele era da família Marinho. Já fui em Fortaleza. Gostaria de saber se ainda tem descendentes da família Marinho na Serra do Baturité.
777socorrolima@gmail.com.br

Anônimo disse...

Conheci o Professor Raimundo de Paula Barros, filho de José de Paula Barros, com origem no município de Aratuba (antiga Coité), que fica na Serra de Baturité. Raimundo de Paula Barros graduou-se em Geografia, chegou a morar alguns anos no RJ, onde lecionou no Colégio Pedro II, retornando ao CE, onde foi diretor da antiga Escola Técnica Agrícola de Pacatuba e professor na UECE. Casou-se e constituiu família com uma filha de Maranguape. Era primo de Inácio de Paula Barros, que morou em Aratuba até seus últimos dias. Raimundo de Paula Barros morreu em 2003, em Fortaleza.

Anônimo disse...

Meu avô era francisco alves do nascimento era de Baturité

Anônimo disse...

Sou adailton França alves paraense moro no estado do Amapá meu avô francisco alves do nascimento ciatense de Baturité

Anônimo disse...

ola! nao tenho muitas informacoes sobre meu bisavo josé lôbo de baturite , sei q o primeiro carro da cidade foi dele (algo do tipo) e seu tambem q se casou com isaura celeste .. se alguem puder me auxiliar ficarei grato
levimmlobo@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, boa tarde! Sou bisneta de Teodora Maria de Sousa leitão e de Francisco Manoel Menezes Leitão oriundos da Serra de Baturité. Gostaria muito de informações, pois estou fazendo minha árvore genealógica e não consigo informações sobre eles.meu email é mlfrubim@gm.com.

ROGERIO FONSECA CAVALCANTE disse...

Meu nome é Rogério Fonseca Cavalcante e desejo informações sobre a família ou as famílias Cavalcante da Cidade de Quixeramobim. Somos uma ramificação que aqui no Maranhão e na região de Turiaçu, mais especificamente, foi trazida por ABEL RODRIGUES CAVALCANTI, origináro de Quixeramobim, onde ia todos os anos com sua esposa Hermínia Cavalcante, visitar os parentes, os quais, são os que procuro e suas ramificações atuais.

Anônimo disse...

Meu avô José Marinho, da família Marinho da Serra do Baturité veio sozinho de Baturité para Manaus no ciclo da borracha e, depois veio para o Acre onde construiu família, faleceu e não voltou mais em Baturité. Eu gostaria de saber de descendentes da família Marinho.