quinta-feira, 3 de março de 2011

Antonio Ricardo (da Silveira) Bravo Sussuarana

“Major Antonio Ricardo Bravo Sussuarana – Quando da Confederação do Equador criou-se na Vila de Aracati uma Comissão Mlitar, por ordem do Governo Republicano, depois que se soube da restauração de Pernambuco, mas esta Comissão nenhum ato praticou. Era composta de: José Teixeira de Castro – Presidente e Comandante Geral da Vila, José de Castro e Silva Júnior, Francisco de Paula Martins, Tenente de Milícias Luiz Ignácio de Azevedo e o Major Antonio Ricardo Bravo Sussuarana. O Tenente de 1º Linha Rodrigues Chaves, foi nomeado emissário ao Governo Republicano, e partiu para Pernambuco, mas aí chegando já se tinha feito à restauração, e ele voltando como emissário do governo restaurado, desembarcou na praia da mutamba. Ao chegar na Vila esta noticia, marchou da Vila para batê-lo uma força comandada pelo Major Sussuarana, mas tendo sido destruídas as munições por uma grande chuva, voltou do córrego do coronel, três légoas distante da Vila, e depois a restauração se concluiu sem resistência. – CRIAÇÃO DA VILA DE ARACATI NA PROVINCIA DO CEARÁ, E OUTRAS NOTICIAS MINISTRADAS PELO SR. JOSÉ LIBERATO BAROSSO À PRESIDÊNCIA DA PROVINCIA. – Revista do Instituto Histórico e Geagráfico Brasileiro”. Depois de ter participado na Confederação do Equador, recebeu passaporte em virtude do perdão do Lord Cochrane em Nome de S.M.I., todavia, em 29/03/1825, o Presidente da Província pede ajuda ao General Lima, para sua prisão, uma vez que tinha recebido ordens nesse sentido da Secretaria de Estado dos Negócios da Justiça – A Confederação do Equador - página 269.

Veio morar em Monte Mor ( Baturité). Aqui,
- Aforou 50 braças de terras nas margens do Rio Aracauaba em 25/05/1831; depois adquiriu mais 130 braças de terras perfazendo 180 braças de terras;
- Foi fiador de João Jozé Lino Pegado em 24/05/1831;
- Foi fiador de Francisco da Silva Caridade em 09/01/1836.

Um comentário:

ana margarida arruda rosemberg disse...

Parabéns pelo seu Blog. Senti falta de uma das famílias mais tradicionais de Baturité: A família Arruda. Sem dúvida, o seu blog seria enriquecido com a história desta família e sua contribuição para o engrandecimento de Baturité.