domingo, 22 de setembro de 2013

Mathias Pereira Castello Branco


Tenente Coronel Mathias Pereira Castello Branco

          Nascido em Viseu Portugal, Freguesia de Nossa Senhora das Graças, por volta de 1710. Veio para o Brasil através de Recife ou Salvador, e para o Ceará através das antigas trilhas indígenas que o levaram ao Vale do Jaguaribe, onde recebeu uma sesmaria na Barra do Sitiá, Fazenda Joazeiro de Cima, na Ribeira do Banabuiú.

Casou-se por volta de 1733, com D. Emereciana Correa de Souza Barbalho, filha de Pascoal Correia Vieira (Ver 2) e Ponciana de Souza Barbalho, nascida em 1715, batizada a 15/02/1715, na Igreja de São João do Jaguaribe, Freguesia de Russas, sendo seus padrinhos o Sargento Mór Luiz da Silva e Leonor dos Montes, com a qual teve 13 filhos.

Exerceu decida influência na vida civil e militar nos seus dias. Foi o segundo no comando do Regimento de Milícias do Banabuiú e Juiz Ordinário sediado na Povoação de Quixeramobim.

A 21/11/1759, em sua casa foi batizada Rita, filha de Nicácia Maria Leitão e de Gonçalo de Freitas Amorim. Padrinhos: José Pereira Castello Branco, seu filho e Emereciana Correa de Souza Barbalho, sua esposa.

A 14/04/1760, Mathias Pereira Castello Branco e sua filha, Bárbara Pereira Castello Branco, tornam-se padrinhos de Maria de Jesus, que posteriormente tornou-se Religiosa.

A 14/06/1761, Mathias Pereira Castello Branco, testemunha o batizado de seu neto Manoel Gonçalves Aguiar, filho de D. Bárbara Pereira Castello Branco e de Caetano Gonçalves Alencar.

A 25/09/1788, Mathias Pereira Castello Branco testemunha o casamento de seu neto Manoel Gonçalves Aguiar com Silvana Maria Leitão.

Sua descendência exerceu decisiva influência política e econômica na Região do Jaguaribe e Serra de Baturité.   

Nenhum comentário: