terça-feira, 14 de agosto de 2018

Professora resgata fatos inéditos sobre a abolição na cidade


diario do nordesteRegional

18:08 · 07.05.2006 ( Hélio Campos Mello (Agência Globo) )
A um quarteirão da delegacia, recolhida ao quarto de dormir por problemas de saúde, a professora Ladeisse Silveira, de 64 anos, não esconde sua tristeza quando lembra a romaria interrompida da Semana Santa. “Como é que pode acontecer uma coisa dessas? Onde estão os políticos, onde está a polícia?”, pergunta, indignada, sem esperar resposta. A professora só se deu conta de que os tempos haviam mudado em Redenção quando um soldado da PM veio avisá-la, pela segunda vez, que o portão da sua casa estava aberto. Rendeu-se à modernidade e resolveu cercar a casa de grades de cima abaixo.

Se “essa terra tem história”, como gostam de dizer seus moradores mais antigos, Ladeisse pode ser considerada a “dona da história” de Redenção — uma saga do Brasil profundo que ela guarda na cabeça e agora está começando a colocar no papel. Embora só tenha lecionado por seis anos, cinco deles sem receber salário, a professora nunca parou de estudar e pesquisar a história da sua cidade. Foi ganhar a vida como funcionária da Prefeitura, onde trabalhou como secretária de seis prefeitos. Nas horas vagas, como não encontrou o passado nos livros, foi atrás dele saindo a campo “para conversar com os mais antigos”, e resgatar com eles a memória que se está perdendo.

Na Redenção de 2006, pode-se andar horas pelas ruas sem cruzar com um único negro. Deitada na cama, ela explica o motivo. Os negros libertos de Redenção eram “escravos de segunda mão”, quer dizer, já vinham para o Ceará comprados de senhores de outros Estados, em especial da Bahia, da Paraíba e do Maranhão. Quando a liberdade chegou, assim que puderam eles foram embora de encontro aos seus parentes que haviam ficado em outras cidades brasileiras.

Muito poucos ficaram. Mas, para começar sua pesquisa, Ladeisse não precisou nem sair de casa, já que morava com a família o “Preto Almino”, um filho de escravos libertos que fora trabalhar para seu avô, Honorato Gomes Silveira, membro da primeira Câmara Municipal de Redenção, instalada em 1871.

No sítio Serrinha Bela, lembra-se bem a professora, “Preto Almino” fazia um pouco de tudo. Pilava arroz, carregava nas costas enormes feixes de lenha — “mais do que um burro de carga” — para alimentar o fogão, e nas poucas horas de folga cortava as unhas do pé com uma faca grande. “Papai (José de Arimatéia Silveira) sempre achava que Almino trabalhava demais. Não precisava tanto, mas ele gostava, não fazia outra coisa. Falava pouco, era difícil arrancar as coisas dele”.

Uma das poucas histórias que ele gostava de contar teria se passado, segundo a lenda transmitida de pai para filho, no Sítio São Bento, distrito de Araticum, na Serra de Manoel Dias. Coronel Zé Bento, dono de terra e escravos, engraçou-se por uma cabocla nova e bonita, “de rabo grande”, que passava em frente à casa de farinha onde os escravos puxavam a bulandeira para moer a batata da mandioca. Ao mexer com ela, o dono da fazenda levou uma paulada de um dos escravos, que fugiu correndo para o mato, e foi encontrado morto pendurado numa árvore. Uns contavam que foi suicídio; outros, que Zé Bento pendurou o escravo na árvore. O certo é que o morro onde ficava a fazenda até hoje é conhecido como “Cabeça de Negro”.

Pergunta inevitável que sempre fazem para dona Ladeisse é por que justamente Redenção tornou-se a primeira cidade a libertar seus escravos, 15 meses antes do restante da então Província do Ceará, a pioneira no País, e cinco anos antes de ser proclamada a abolição da escravatura. Meticulosa, ela gosta de contar a história como foi que aconteceu desde o começo. Mas, já um pouco cansada de falar, passa ao repórter um texto em que resumiu os seus quase quarenta anos de pesquisa.

Sob o título “História Sucinta da Cidade de Redenção”, situa o início do movimento abolicionista na região em 1868, mesmo ano em que o povoado de Acarape — “caminho dos peixes” em tupi-guarani — foi promovido à categoria de Vila pelo presidente da província, Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo. No mesmo ato, ele assinou também uma lei autorizando o Município a gastar anualmente 15 mil réis “em campanhas para a libertação dos escravos especialmente do sexo feminino”.

Vários fatores começaram a confluir simultaneamente para criar um clima favorável à criação da Sociedade Redentora Acarapense, em dezembro de 1882. No ano anterior, o líder dos jangadeiros, Francisco José do Nascimento, o célebre “Dragão do Mar”, impediu o desembarque de novos escravos no porto de Fortaleza. Como o porto era de baixo calado, o transporte entre os navios ao largo e a terra só podia ser feito em jangadas.

Condoído com a situação dos negros com quem convivia, ao se recusar a transportá-los o líder jangadeiro provocou o fechamento do comércio de escravos e abriu o caminho para a luta abolicionista. Já circulava por essa época em Fortaleza o “Libertador”, jornal de periodicidade irregular publicado pela Sociedade Cearense Libertadora e “destinado a propaganda e interesses abolicionistas”, que teria um papel fundamental na divulgação do movimento.

Ao mesmo tempo, o cultivo da cana já estava sendo substituído pela pecuária, que dispensava o trabalho escravo. A seca que atingia o Ceará deixava os escravos sem ter o que fazer e onerava seus proprietários. Com a construção da Estrada de Ferro de Baturité, que ligava a região a Fortaleza, tornou-se mais fácil a comunicação entre os abolicionistas. Pois foi numa viagem a Fortaleza feita nesse trem que Manuel Fernandes Correia de Araújo, escrivão das rendas gerais no Município, acabaria tendo um papel decisivo para a luta organizada pela Sociedade Redentora Acaparense, dirigida por Gil Ferreira Gomes.

Na Capital, ele viu como avançava o movimento abolicionista e, ao voltar, comunicou o que vira ao coletor Joaquim Agostinho Fraga. Ambos transmitiram ao coletor provincial Antônio da Silva Matos a intenção de se fazer algo de mais concreto em defesa dos trabalhadores escravos. “O próprio Matos alforriou os três escravos que possuía. Seu exemplo seria imitado espontaneamente pelos senhores Semeão Teles de Menezes Jurumenha, Gil Ferreira Gomes de Maria e Emiliano Cavalcante. Deste ponto até as diligências finais no sentido da concretização do plano abolicionista foi um rápido passo”, conta a professora, que relata em detalhes como foi a “celebração da alforria”, há 124 anos. Às sete horas da manhã do dia 1º de janeiro de 1883, em uma manhã de segunda-feira, partiu de trem saindo de Fortaleza para a então Vila de Acarape, uma notável comitiva de ilustres abolicionistas (entre eles, José do Patrocínio) acompanhados de suas respectivas esposas. O comboio ferroviário puxado pela locomotiva a vapor de nome Sinimbú, que era também um símbolo de primazia, a número um das locomotivas da empresa, repleto de flores, de música e de perfumadas damas, chegou à pequena estação do Cala Boca às dez e meia da manhã.

Não é possível descrever o que de esperanças e confiança fervia no peito dos viajantes e dos que afetuosamente os recepcionavam. Impossível também descrever a confusão que envolvia o translado da comitiva do distrito do Cala Boca para o Vilarejo de Acarape, a três quilômetros de distância, vencidos a cavalo e carros de boi em sucessivas levas de viajantes. Grande era o frenesi estabelecido durante as apresentações por parte dos anfitriões enlouquecidos pela alegria. (RK)

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