quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estrada do Candéia com saída para Acarape(Redenção)

Sessão da Câmara de 12/12/1830 - O Senhor Castello Branco fez a seguinte indicação: Proponho que se abra ua nova estrada para a Capital da Província visto estando em distância de quatorze légoas a atual estrada obriga se andar vinte e seis. Tem se já feito as indicações precisas talvez porém com o meter se mãos a obra é natural que se conheça ainda mais vantajem que a que se imagina, mais quanto e de maior utilidade já se pode conhecercom a simples narração da direcção que se deve tomar, pois não pode poupar menos que oito légoas de caminho. Portanto, proponho que se tire ua estrada em linha recta do tombo da serra que temos em frente para o lado do Candéia e que dahí vá em linha recta para o Riachão do Panta e depois siga pella planice que fica entre a serrinha dos Criôlos e a serra do Logola e vá ter ao Acarape de sima donde deve em seguimento ir ter ao Ubú e seguir sempre plana até a cidade de Fortaleza. Tudo está fallando a favor desta nova estrada porque também evita os rios que no inverno vedão os passos aos passageiros e negociantes e correios e lhes fornece melhores e mais abundantes águas para os misteres da vida e dos Transportes, finalmente a sua utilidade não precisa ser sustentada por argumentos mui principalmente perante a Câmara Patriota. Monte Mór 10 de dezembro de 1830. Manoel Felipe Castello Branco

A vista da indicação do Senhor Castello Branco acordou-se em mandar fazer a sindicação precisa para se conhecer se pode ou não abrir a nova estrada e que vantagens offerece.

Offereceu-se o Senhor Castello Branco para ir pessoalmente fazer esta indagação com duas ou trez pessoas, fazendo a Câmara a dispeza com as sobreditas pessoas.

Acordou-se em asseitar o oferecimento gratuíto do Senhor Veriador e que elle procurasse pessoas que mais convenientes achasse para o dito fim ficando a Câmara sujeita a satisfazer as dispesas que fizesse com o guia e trabalhadores.

5 comentários:

Paulinho Falcão disse...

Prezado Marcus.
Meu nome é Paulo Campello Falcão,
sou filho de Paulo Waldemar Ribeiro Falcão. "Poeta"
Filho de Waldemar Cromwell do Rego Falcão E Adamir Camara Ribeiro Falcão
Vou disponibilizar para os parentes a amigos de Paulo Waldemar, um blog com cerca de 77 poemas de seu 1º livro de poesias.
"Alma de Papel Molhado"
Atenciosamente

Paulo
http://pwrf.blogspot.com/2010/05/perfil.html

Unknown disse...

Olá Marcus.

Sou filho Francisco José Chaves Falcão e neto de Olavo Ibsen do Rego Falcão. Fiz, agora em julho, um comentário no seu post de janeiro. O objetivo seria lhe passar os dados detalhados do ramo a partir do avô Olavo, seus filhos, netos e bisnetos.

Ao Paulinho Falcão, saudações aqui do Rio, meu avô era irmão de Waldemar, meu pai Francisco Falcão é seu primo de 1o grau.
Abraços.
Flávio Esteves Falcão.

AsL disse...

Olá querido, boa tarde pra você!
Minha Bisavó é natural de Baturité, tenho tentado de todos os jeito conseguir o regstro de nascimento ou qualquer informação dela ou de seus pais, que era imigrantes vindos da alemanha.
Você, como profundo conhecedor da historia da cidade, será que ja ouviu falar? O nome da familia é Hoffamann, cheagaram em baturité por volta de 1904 ou 1905.

Parabens pelo Blog!!

meu email é:
isoppocamila@gmail.com

Unknown disse...

olá, meu nome e jadyla castelo branco, vi seu blog e me interesei muito, pois tenho muita vontade de conhecer a historia da minha familia, pois sei muito pouco. entao se vc tiver algo que possa me ajudar irei ficar muito grata1
obrigada!
jadyla_scb@hotmail.com

José Warley disse...

Olá senhor Marcus.
Meu nome é José Warley Da Silva Camurça,tenho 16 anos,natural e residente de Baturité.Eu estava fazendo uma pesquisa sobre fotos antigas de Baturité,quando por acaso,encontrei seu blog e me enteressei muito pelo belo trabalho feito e por principalmente pela proximidade entre as duas famílias atualmente.Meu pai,o senhor José Vicente Camurça Lima é primo legítimo do Senhor Venâncio Castelo Branco,citado aquí no blog, e eu sou primo em segundo grau de seus filhos.Enfim,gostaria de saber se o você sabe ou possui alguma informação sobre as origens e ramificações dos Camurças de Baturité e do Ceará.Ficaria muito grato em saber informações novas sobre minha(ou nossa)família.qualquer coisa pode interessar.
Meu E-mail/MSN é Warleycamurca@hotmail.com
Desde já grato pela atenção.