terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Theotonio Evangelista de Abreu

Theotonio Evangelista de Abreu, casou-se com D. Rufina de Castro Abreu. Possuía um terreno aforado em 17/05/1877, que foi usado para a construção do mercado. Nesta ocasião abatia-se sobre a Provincia a terrível seca, e a compra do terreno foi proposto pela Câmara para construção do mencionado mercado, visando empregar a farta mão de obra de que dispunha a cidade, e ao mesmo tempo dar meios de subsistencia aos flagelados.
No entanto, Theotonio Evangelista de Abreu e Porfirio de Amaral Gurgel, declinaram do privilégio, e fizeram os terrenos voltarem ao dominio da Câmara, sem custos.

Em 07 de agosto de 1889, esteve presente a Sessão solene da Câmara, que recepcionou o Conde D'Eu. Era na ocasião um dos 5 Vereadores.

Desfrutava de indiscutível projeção econômica e política no Maciço de Baturité, junto com outros industriais (coronel Bernardino Proença, coronel João Cordeiro) com suas usinas de beneficiamento, faziam de Baturité o maior centro algodoeiro do Estado.

Pai de Julieta de Castro Abreu, que casou-se com José Sampaio Cardoso, falecida em 1925, em decorrência de complicações pulmonares.
Do aludido matrimônio, nasceram os seguintes filhos: Áurea e Julieta de Abreu Cardoso, inuptas; Theotônio, Valmir e Carlos de Abreu Cardoso, todos já falecidos, com sucessão.

Pai de Francisca de Castro Abreu, que se casou com o Dr. João Augusto Perdigão, nascido em São Bernardo das Russas, de família aracatiense, o qual além de fundador do Ginásio Baturiteense, foi Promotor de Justiça e Juiz de Direito de Baturité, onde se casou com D. Francisca.

2 comentários:

Unknown disse...

Meu falecido tio-avô(João Augusto Perdigão NETO)ainda criança, chegou a conhecer Rufina, isso lá pela década de 20. Ele me falou um pouco sobre como ela vivia na época. Parece que a família tinha cafezais na Serra de Baturité.

Agradeço pelas informações!

Abraços!
Valerio Figueiredo

RCardoso disse...

Prezado Marcus Castelo Branco.
Sou bisneto de Theotônio de Evangelista Abreu (filho de Teotonio de Abreu Cardoso) e fiquei curioso com sua informação sobre a doação que ele fez a Câmara de um terreno para a construção do mercado em Baturité.
Seria possivel voce citar a fonte ou referência dessa informação de seu texto?
Fico-lhe muito grato: Roberto Jorge de Câmara Cardoso :roberto.rjc@gmail.com