quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES POPULARES DA LÍNGUA PORTUGUESA

DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES POPULARES DA LÍNGUA PORTUGUESA
SILVEIRA, JOÃO GOMES DA


Imagine um dicionário onde se possa localizar frases verbais que ouvimos diariamente pelas ruas, com seu significado explicado e detalhado. Ele existe e é mais um "expressionário" do que um compêndio, como o próprio autor o classifica.

O "Dicionário de Expressões Populares da Língua Portuguesa" (WMF Martins Fontes, 2010), de João Gomes da Silveira, agrupa --em volume único-- gírias e outros modismos luso-brasileiros da língua portuguesa. Língua essa que se reinventa dia após dia, fala após fala.

Para tanto, em 956 páginas, encontramos os mais variados significados para expressões como "cair nas garras de", "pagar gato por lebre", "tirar leite da pedra", entre outras.

Gomes da Silveira "faz escola" com o volume. Semelhante à uma hiperoficina oral, folheamos as páginas do volume em busca dos bastidores das frases que falamos com frequência.

As informações contidas na obra foram colhidas a partir de dicionaristas, filólogos, estudiosos do folclore e dos meios de comunicação, além da observação direta e das muitas citações às literaturas brasileira e portuguesa.

O autor, como ele próprio reconhece, não esconde o chulo. Pelo contrário, cita e o registra em sua obra. A linguagem popular instala-se em cada metro quadrado de verbete curioso.

O volume apresenta expressões verbais de conteúdo idiomático, decodifica semanticamente as frases e as associa à linguagem coloquial, circunscreve os termos nacional e/ou regionalmente e os subsidia com informações e/ou exemplos. (folha.uol.com.br)

O presente trabalho é uma hiperoficina de gírias e outros modismos luso-brasileiros. Ele traz à tona a inimaginável riqueza idiomática contida nas frases verbais. Glossário monográfico, a rigor, o Dicionário de expressões populares da língua portuguesa tem por fim explicar os significados de um campo específico, o das frases verbais. Tenta ser fiel ao nosso acervo idiomático. Restringe-se às expressões – ou sintagmas, como querem os linguistas – puramente verbais. Ou seja, tal fraseologia passa a ter vida própria a partir da classe gramatical dos verbos.

ISBN: 9788578273040
Número de páginas: 980
Editora: WMF MARTINS FONTES
Acabamento: Brochura costurada e colada
Formato: 17 X 24 cm
Peso: 1,300gr.
Edição: 1ª Edição - 2010

Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090
Por: 98,00

O autor
João Gomes da Silveira nasceu em 1941 no município de Redenção, CE, e fez as primeiras letras no povoado de Serrinha, atual Guaci, distrito de Redenção. É licenciado em Letras e pós-graduado em Língua Portuguesa pela UECE. Tem inédito, ainda sem editor, um “Glosario esencial del español popular”, bilíngue.

Nenhum comentário: