terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Francisca Clotilde

Tenente Coronel Pedro José Pereira Castello Branco


Pai de:

1 - Anna Augusta Castello Branco Correia Lima

Nascida no Inhamuns (Tauá), falecida em Baturité. Casou-se em Baturité com o Tenente João Correia Lima, falecidos em Baturité, onde estão sepultados no Cemitério São Miguel.

Pais de:

1.1 - Francisca Clotilde Castelo Branco Correia Lima;
1.2 – Maria Edwirges Castelo Branco Correia Lima;
1.3 - Maria José Castelo Branco Correia Lima Thaumaturgo;
1.4 - Maria Conceição Castelo Branco Correia Lima do Rego Falcão;
1.5 - Maria Emilia Castelo Branco Correia Lima Lopes;
1.6 – Maria Castelo Branco Correia Lima.

1.1 - Francisca Clotilde Castelo Branco Correia Lima.

Nascida em São João dos Inhamuns (Tauá) em 19.10.1862 e falecida em Aracati a 08.12.1935. Escritora, poetisa, contista, cronista, dramaturga e Professora. Foi a primeira mulher a lecionar na Escola Normal de Fortaleza e uma das pioneiras dos movimentos de libertação dos escravos no Ceará e de emancipação da mulher.

Desde cedo, começou a colaborar na imprensa de Fortaleza, notadamente nos Jornais: A Evolução, O Domingo e O Libertador, tendo publicado uma coleção de contos e participado do clube literário. Em 1905, sua filha Antonieta Clotilde, fundou em Baturité, a revista Estrela, publicação literária mensal que circulou ininterruptamente por 15 anos, tendo sempre a cooperação de Francisca Clotilde.

Por motivos particulares, mudou-se para Aracati onde fundou o Colégio Santa Clotilde, que e onde lecionou até a sua morte.

Casou-se em primeiras núpcias com Francisco de Assis Barbosa Lima, após o casamento passou a chamar-se Francisca Clotilde Barbosa Lima.

Pais de:

1.1.1 – Ângela Clotilde Barbosa Lima (Angelita).

Nascida em Redenção a 19.12.1897. Uma das maiores educadoras da história do Aracati. Casou-se com Antonio Bernardo de Souza.

Pais de:

1.1.1.1 – Régis Bernardo de Souza.

Nascido a 06.01.1940. O professor Régis, fundador do Externato Kennedy, foi um marco na educação de Aracati.

Francisca Clotilde casou-se em segundas núpcias com Antonio Duarte Bezerra, Capitão Reformado e Professor.

Pais de:

1.1.2 – Antonieta Clotilde Duarte Bezerra.
1.1.3 – Aristóteles Duarte Bezerra.

1.1.2 – Antonieta Clotilde Duarte Bezerra.

Nascida a 04.04.1890. Desde criança habituou-se ao convívio literário. Foi jornalista, professora e poetisa. Fundou em Baturité, no dia 28/01/1905, a revista “A ESTRELLA” que lhe permitiu, até o ano de 1921, um permanente contacto com poetas, escritores e assinantes do Brasil inteiro.

1.1.3 – Aristóteles Duarte Bezerra.

Nascido em Fortaleza, a 29.05.1891. Já aos treze anos de idade demonstrava forte pendor para as coisas intelectuais, fundando o jornalzinho O Sol, editado em Aracati, Ce. Transferindo-se para Fortaleza, continuou a interessar-se pelo periodismo, tendo figurado no corpo redacional de revistas e jornais literários.

2 comentários:

Anônimo disse...

O senhor já fez a leiturra do livro FRANCISCA CLOTILDE: Uma Pioneira da Educação e da Literatura no Ceará?

Brasileiro preocupado com a lei disse...


Parabéns e agradeço, pois a meses pesquiso sobre poeta brasileiros FALECIDOS ATÉ 1952. Nessa pesquisa encontre a Francisca e a Antonieta, porém não tinha nenhuma data da Antonieta, AGORA FALTAM o local de nascimento, de falecimento e A DATA DO FALECIMENTO.

A pesquisa editar uma ANTOLOGIA COMEMORATIVA DOS 100 ANOS DA ACADEMIA PETROPOLITANA DE LETRAS.
Embora a edição não tenha fisn comerciais, optou-se por limitar aos poetas falecidos até 1952, em razão das dificuldades de se fazer contato com familiares e detentores de direitos autorias.

Um abraço,
Paulo