quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Dos comentários recebidos - Familia Gomes da Silveira

FAMÍLIA GOMES DA SILVEIRA - Vinicius de Barros Leal, médico, escritor e membro do Instituto Histórico e Antropológico do Ceará, fez um esboço genealógico da família Silveira de Baturité(entre diversas outras), em seu livro HISTORIA DE BATURITE-Época Colonial. Tive o prazer de conhecer o Dr. Vinicius pessoalmente, quando, em um de nossos poucos contatos, falou-me da origem judaica dessa família, que se estabelecera em Pernambuco e na Paraiba, onde eram proprietários de um engenho de açucar em Mamanguape,local em que mantinham uma sinagoga e, por isso, os seus principais membros e líderes fora presos, tiveram seus bens confiscados e foram deportados para Portugal. Após um longo e penoso processo, foram condenados, ao final de de 10 anos, à morte na fogueira pela Inquisição portuguesa.Os Silveira de Baturité são os descendentes dessa família que escaparam de ser presos e queimados na fogueira da inquisição,fugindo para Baturité, antiga monte-Mor (na localidade Candéia) e para Mossoró em Moradores e Visitantes de Baturité - 1700 a 1900


Neimar Silveira em 01/10/11

2 comentários:

Pia Sousa disse...

Meu avô era Manoel Gomes dos Santos, veio combinando de Baturité no ano 1.925 encontrou com minha avó no sertão de Itatira e casou se com a mesma, e eu neta me chamo Pia e tenho muita vontade de encontrar essa família Gomes de Baturité 0

The Power God - In Jesus Name! disse...

Eu gostaria muito saber sobre o meu parente Eufrasio alves da silveira 1824 ele estava na cidade de Baturité.