domingo, 14 de dezembro de 2014

Histórias (ou estórias) da família - Meu avô, José Minau orgulhosamente me contou. - Abertura da estrada do Putiú.

A abertura da Estrada para o Putiú

Conforme a tradição familiar, Pedro José Pereira Castello Branco, então presidente da Câmara Municipal de Baturité, pretendia realizar algumas obras que mudariam a feição da Vila (e depois cidade) de Baturité.

A construção do Mercado Público, não foi problema, apesar dos poucos recursos da municipalidade, o fez, usando o sistema de concessão.

Mas, a abertura da estrada ligando a sede a Vila (Cidade) a Rua do Putiú, enfrentava um obstáculo aparentemente intransponível: o Sitio do Juiz de Baturité, Antonio Benicio Saraiva Leão Castelo Branco, que apesar de ser seu parente, não permitia que a estrada atravessasse suas terras.

Pedro Castelo, então, com artimanha, como Presidente da Câmara, além de gestor municipal, era também chefe da Policia Local, preparou seus homens, e durante a noite, promoveu a demolição da cerca da propriedade do Dr. Antonio Benício, que impedia a abertura da estrada.

Quando o dia amanheceu, o trabalho de abertura da nova via, já  estava bastante adiantado, e de nada adiantou os protestos do Sr. Juiz. A estrada foi aberta, e hoje, denomina-se: Avenida Dom Bosco.

Em muitas outras ocasiões, Pedro Castelo (alcunhado de Pedro Cru), mostrou destemor. O que provavelmente o expôs a doença cardíaca que acabou ceifando sua vida aos 58 anos de idade.

Nenhum comentário: