quarta-feira, 30 de julho de 2008

FAMILIA GOMES DA SILVEIRA (NA PARAIBA)

CAPELAS RURAIS DA VÁRZEA DO PARAÍBA:
A CONSTRUÇÃO DE SÉRIES COMO METODOLOGIA PARA A HISTÓRIA DA ARQUITETURA
Juliano Loureiro de Carvalho

A Capela de Santana, do Engenho Gargaú, em Santa Rita, é inteiramente Barroca/ Rococó, e com certeza data de fins do século do XVIII ou início do século XIX, a julgar pela qualidade de sua expressão artística23, que não pode ser muito tardia.

Como uma lenda, difundiu-se, em textos recentes (Leal, 2001: 28-29; Beleza, 2004-2005: 21-22), a idéia de que a Capela do Gargaú teria sido erguida por Duarte Gomes da Silveira, o que não se sustenta, por diversas razões: 1) não há dúvida de que, por sua arquitetura, a capela atual é da segunda metade do século XVIII, na hipótese mais remota; 2) Duarte Gomes e o Morgado do Salvador do Mundo detiveram os engenhos Velho e Novo, mas não o Gargaú (Gonçalves, 2003); 3) Ramos (2005: 5-8) reconstituiu a seqüência completa de proprietários do engenho Gargaú desde sua sesmaria (1613) até 1663, após a morte de Duarte Gomes, que não consta como proprietário. Assim, mesmo uma provável capela original, do século XVII, teria outro fundador. Caso se venha a verificar que o brasão de armas no frontispício da capela é efetivamente da família Gomes da Silveira, certamente ele se deve a ao coronel Joaquim Gomes da Silveira ou a seus herdeiros, cuja posse do engenho Gargaú está documentada entre os anos de 1845 e 1892 (Ramos, 2005: 9-11).

18 comentários:

Claudia Maria Mattos Brito de Goes disse...

Sou descente de Maria Emília Correia Lima Castelo Branco Lopes, e neta de Noemi (Castelo Branco)Lopes de Mattos Brito, casada com Arcelino Queiroz de Mattos Brito, do Sítio Brejo. A casa do Sítio São Luis foi construída por arquitetos holandeses vindos de Recife, toda feita com tijolo e barro, por mãos de escravos... Eu hoje moro nessa casa!
Tenho lá um bom acervo de mtas histórias da Serra!
Claudia Maria Mattos brito de Goes (claudiadegoes@gmail.com)

Larissa disse...

Sou filha de João Gomes da Silveira, neta de Esaú Silveira, e adoro ouvir meu pai falar da genealogia da família. Já indiquei essa página para ele. Parabéns pela iniciativa!

guifalca disse...

Caro blogueiro,

Sou neto de Waldemar Falcão e fiquei feliz em conhecer seu trabalho e saber um pouco mais sobre a cidade de Baturité, onde meu avô nasceu.

Sugiro uma vista no site da FGV, em seu Centro de Documentação, onde há vasto material sobre a vida, a obra e a família Falcão.

Parabéns pelo blog e à cidade de Baturité!
Atenciosamente,
Guilherme Falcão

Editorial disse...

Vi o blog e achei curioso, pois meu sobrenome também é Correia Lima Castelo Branco, mas sou do Piauí!

Abraços.

tania disse...

SOU NETA DE ADALBERTO GOMES DA SILVEIRA E BISNETA DE ALIPIO E TEREZINHA. ELE MEU BISAVO FOI DONO DE ENGENHO NA PARAIBA GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRA SUAS VIDAS E HISTORIAS -MORO NO RIO DE JANEIRO PARA ONDE MEU AVO VEIO, QUANDO MEU BISAVO PERDEU TUDO. GOSTARIA DE SABER SE AINDA TENHO PARENTES POR LA.
TANIA

MANNY disse...

SOU DESCENTE DE MANOEL PEREIRA DA SILVA E OLGA GOMES DA SILVEIRA QUE ACREDITO TENHA SIDO IRMA DE SEU AVO. MORO NOS ESTADOS UNIDOS E GOSTARIA MUITO EM ENTRAR EM CONTATO CO VOCE. MEU E MAIL E ALLIANCELFT@AOL.COM E MEU NOME E MANOEL PEREIRA JUNIOR ABRACOS

MANNY disse...

MANNY DISSE PARA TANIA. TANIA ACREDITO QUE SOMOS PRIMOS.ONTEM FALEI PARA MINHA IRMA E A MESMA ME DISSE QUE TIO ADALBERTO TINHA FILHOS E O NOME DE UM DELES ERA CLAUDIO. SERA O SEU PAI? ENTRE EM CONTATO COMIGO MEU E MAIL E MPEREIRA1943@GMAIL.COM OU ALLIANCELFT@AOL.COM
ABRACOS
MANOEL PEREIRA

MANNY disse...

MANNY PERGUNTA A MARCUS! COMO POSSO ENTRAR EM CONTATO COM TANIA?
RESPONDA PARA ALLIANCELFT@AOL.COM
OBRIGADO PELA ATENCAO
MANOEL

Anônimo disse...

Vc ja me achou, meu email e distrihair@ig.com.br.

Tania

tania disse...

Vc ja me achou, meu email e distrihair@ig.com.br.

Tania

Amanda disse...

Boa tarde, sou descendente de Joaquim Gomes da Silveira . você esta correto o Gargaú não pertenceu a Duarte Gomes da Silveira e sim um descendente. Joaquim Gomes Da Silveira é meu Tataravô pai de Cândida Maria Gomes da Silveira avó paterna da minha avó minha trisavó cândida como outros dos seus irmãos foram enganados por um irmão chamado Dario que era advogado todos nasceram e se criaram no gargaú e foram batizados na capela de Santana no gargaú que é a única construção que resta. voce pode encontra os registos na igreja do povoado de livramento em santa rita costaria de conhece alguns familiares. Att> Amanda de Luna Freire

Amanda disse...

Boa tarde, sou descendente de Joaquim Gomes da Silveira . você esta correto o Gargaú não pertenceu a Duarte Gomes da Silveira e sim um descendente. Joaquim Gomes Da Silveira é meu Tataravô pai de Cândida Maria Gomes da Silveira avó paterna da minha avó e minha trisavó cândida e seus irmaõs todos nasceram e se criaram no gargaú e foram batizados na capela de Santana no gargaú que é a única construção que resta. você pode encontra os registos na igreja do povoado de livramento em santa rita gostaria de conhece alguns familiares. Att> Amanda de Luna Freire Joaquim G. da Silveira foi condecorado pelo próprio imperador do Brasil com a medalha da ordem da Rosa.

Unknown disse...

Bom dia meu nome é Walter Gomes da Silveira Filho sou filho de Walter Gomes da Silveira neto de Manoel Gomes da Silveira e bisneto Antonio Gomes da Silveira que meu avô Manoel veio muito jovem de Baturité-Ce para o Amazonas e perdeu o não retornou gostaria de estreitar laços com minha esta familia que pesquisando descobri ser muito grande em Baturité meu contato de e-mail wg.sf@hotmail.com

Walder de Aguiar Serra disse...

Sou descendente( trineto) de Marçal Gomes da Silveira e Izabel Maria da Silveira, ambos de Baturité/CE. Procuro
mais informações sobre eles.
walderserra@gmail.com

Unknown disse...

Sou descendente de salustiano soares da silveira - paraiba gostaria de saber dos descendentes do seu sobrinho arquimedes soares da silveira

Amanda disse...

Olá Tânia, você é descendente do coronel Joaquim Gomes da silveira dono do engenho gargaú? Se for o coronel era bisavô da minha avó sendo meu tataravo.
Me chamo Amanda

Anônimo disse...

Sou de Salustiano s. Silveira gostaria de saber sua ascendência. Contínuo buscam os descendentes de Arquimedes

Anônimo disse...

Sou neto de Salustiano Soares da silveira