terça-feira, 29 de julho de 2008

ANTONIO BENICIO SARAIVA LEÃO CASTELO BRANCO

Tenente Coronel Dr. Antonio Benício Saraiva Leão Castelo Branco

Filho do Major João Batista da Costa Coelho Neto e de Tereza Antonia Maria de Seja Castello Branco.

Nascido a 23/08/1823 no município de Catolé do Rocha, hoje cidade de Brejo da Cruz - Paraíba e falecido em Baturité (Sitio Putiú) a 26/05/1920, aos 97 anos, em perfeita lucidez.

Iniciou seus estudos na Fazenda Santa Tereza, concluindo Direito em Olinda, Pernambuco. Quando acadêmico de Direito, Antonio Benício, passava as férias na Fazenda São João (hoje Distrito de Lacerda) no município de Quixeramobim, propriedade de seu tio, Lucas Luiz Saraiva Leão, tronco da família Saraiva Leão naquela cidade. Durante um desses passeios conheceria sua futura esposa D. Maria Alexandrina Bezerra de Menezes, natural de Riacho do Sangue (hoje Jaguaretama) e com quem casou.

Casou-se em 19/08/1857, com Maria Alexandrina Bezerra (de Menezes) Castelo Branco, nascida a 28/03/1834 em Riacho do Sangue (Jaguaretama) e falecida em Baturité (Sitio Putiú) a 05/01/1912, aos 78 anos. Filha do Major José Bezerra de Menezes e de Ana Bezerra de Menezes, que por sua vez era filha do Coronel Antonio Bezerra de Menezes (O revolucionário) e de Ana Maria da Costa. (Jornal a Verdade – 1981 – nº 2.909)

Foi o 1º Juiz de Direito da Comarca de Baturité, Ceará.

Vereador da Câmara Municipal de Quixeramobim. Ocupou a sua presidência nos biênios 1873/1874 e 1875/1876.

Como deputado provincial do Ceará, exerceu interinamente a Presidência da Assembléia Legislativa Deputado Provincial de 1872 a 1877.

Registro de propriedade de Imóvel em Baturité, Ceará - 1900 - 1903:

1 - Av. João Cordeiro (Dom Bosco)
2 - Praça Santa Luzia
3 - Rua 1º de Março
4 - Trav. das Lages

Pais de:

1.5.1.1.1 – Thereza Cândida Saraiva Leão (Madrinha Tete)
1.5.1.1.2 – Antonio Benício Saraiva Leão Castelo Branco Filho (Totonho)
1.5.1.1.3 – Maria Alexandrina Saraiva Leão
1.5.1.1.4 – Adelaide Clotilde Saraiva Leão (Lalá)
1.5.1.1.5 – Matilde Alice de Menezes Furtado
1.5.1.1.6 – Maria Alexandrina Saraiva Leão (Moreninha)
1.5.1.1.7 – João Batista Saraiva Leão (Joca)
1.5.1.1.8 - José Bougival Saraiva Leão (Leão)
1.5.1.1.9 – Ana Margarida Saraiva Leão (Santinha)
1.5.1.1.10 – Maria Auta Saraiva Furtado (Autinha)
1.5.1.1.11 – Francisca Júlia Saraiva Leão (Francina)

1.5.1.1.12 – Maria Cristina Saraiva Leão

1.5.1.1.2 – Antonio Benício Saraiva Leão Castello Branco Filho (Totonho)
Nascido em Baturité a 13/10/1859, e falecido em Fortaleza a 20/10/1952. Casou-se em primeiras núpcias em Baturité a 21/12/1887, com sua prima Maria Abigail Furtado, nascida em 1868, e falecida a 26/05/1908, filha do Capitão Vasco Rugério Furtado de Mendonça e Menezes e Henriqueta Angélica do Patrocínio.

Pais de:

1.5.1.1.2.1 – Vasco Benício de Castello Branco

1.5.1.1.2.2 - João Benicio de Castello Branco

Casou-se em segundas núpcias a 18/09/1923, com Rita Parente.

Pais de:

1.5.1.1.2.3 – Maria Odete de Castello Branco

1.5.1.1.2.1 – Vasco Benício de Castello Branco
Nascido em Baturité-Ce em 1889 e falecido em Quixeramobim-Ce em 1918. Poeta e Jornalista. Casou-se com Maria Edite Rabelo Benício de Castello Branco.

Pais de:

1.5.1.1.2.1.1 – Carlos Danilo Castelo Branco
Nascido a 12/06/1918. Casou-se com sua tia Maria Odete de Castelo Branco. Engenheiro foi um dos construtores da Barragem de Quixeramobim, e depois engenheiro da Rede Viação Cearense.

Pais de:

1.5.1.1.2.1.1.1 – Maria Edite Castelo Branco
1.5.1.1.2.1.1.2 – Maria Rita Castelo Branco
1.5.1.1.2.1.1.3 – Maria Odete Castelo Branco

1.5.1.1.2.1.1.3 – Maria Odete Castelo Branco
Casou-se com

Pais de:

1.5.1.1.2.1.1.3.1 – Natasha Castelo Branco


1.5.1.1.2.2 – João Benício de Castello Branco
Nascido em Baturité a 26/12/1896. Falecido em Campo Grande (Mato Grosso do Sul) a 14/02/1996. Atuou como médico e pecuarista em Araçatuba, São Paulo, onde está sepultado. Casou-se com Maria Helena de Mello Cárdia, após, casar-se passou a chamar-se Maria Helena de Mello Castello Branco (Lenita).

Pais de:

1.5.1.1.2.2.1 – João Benicio de Castello Branco Filho
1.5.1.1.2.2.2 – César Augusto de Castello Branco
1.5.1.1.2.2.3 – Maria Helena de Castello Branco Rocha
1.5.1.1.2.2.4 – Paulo Alberto de Castello Branco
1.5.1.1.2.2.5 – Cláudio Benicio de Castello Branco
1.5.1.1.2.2.6 – Luiz Francisco de Castello Branco
1.5.1.1.2.2.7 – José Eduardo de Castello Branco
1.5.1.1.2.2.8 – Marcelo Eduardo de Castello Branco
1.5.1.1.2.2.9 – Marco Antonio de Castello Branco
1.5.1.1.2.2.10 – Maria Regina de Castello Branco Otoni de Miranda

1.5.1.1.2.3 – Maria Odete de Castello Branco
Nascida em Baturité-Ce a 04/03/1926. Casou-se com seu sobrinho, Carlos Danilo Castelo Branco.

27 comentários:

Anônimo disse...

Ola! Meu nome é Maria Helena Castello Branco, filha de Claudio B.C. Branco e neta de João Benicio Castello Branco. Achei por acaso o seu blog e gostaria de maiores informacões sobre a familia.
Uma curiosidade no nosso ramo é a enorme quantidade de "Marias Helenas", p.ex., eu sou a 5a, rs!
Obrigada por este resgate.
Abraços, Maria

Anônimo disse...

Olá, Marcus! Estou fazendo um trabalho de Doutoramento em Educação (Linha de Pesquisa: História e Memória) na UFC sobre Francisca Clotilde (sua história educacional) e preciso visitar Baturité para pesquisar sobre os antepassados dela (as famílias Castello Branco [mãe] e Correia Lima [pai]. E vi em seu blog informações riquíssimas. Gostaria de entrar em contato com vc. Eis meu e-mail: profagildeniamoura@hotmail.com

Obg pela atenção!

Gildênia Moura

Marcus Silveira Castelo Branco disse...

Gildênia, será um prazer recebê-la e lhe mostrar os dados que disponho.
Minha Tia, Maria de Jesus Castello Branco, professora por muitos anos, ainda conheceu uma irmã de Francisca clotilde. Apessar da idade pode ser válido conversar com ela.


Um abraço.

Marcus Castelo Branco

Anônimo disse...

Olá, Marcus!

Com certeza visitarei sua tia.
No final de fevereiro irei para Aracati conversar com a bisneta de Francisca Clotilde: Rosâgela Ponciano. Em março entro em contato com vc.

Obg!

Gildênia

Paulo A. Castello Branco Jr. disse...

oi, meu nome é Paulo Alberto de Castello Branco Junior, filho de Paulo A. C. B. neto do Dr. João Benicio Castello Branco. Ja temos tambem Paulo Alberto de Castello Branco Neto. Gostaria de saber mais sobre a familia.

Obrigado
Abraços, Paulo Jr.

Anônimo disse...

oi vcs sao de bauru? legal gostei muito desse blog

Simone Bezerra disse...

Sou Simone Furtado Bezerra, neta de
Maria Cristina Saraiva Leão Bezerra de Menezes,filha de Caubi de Assis Bezerra, primo de João Benício Castelo Branco primo de meu pai.Posso dar informações sobre
nossa família.Meu pai já esteve em Araçatuba visitando o seu avô.Eu viajei uma ocasião de navio e no mesmo viajavam João Benício e Lenita.A Nenem já participou de uma
Convenção de Nossa família Saraiva
Leão e nos conhecemos, ela ficava na casa de minha tia Violeta Benício Neto, mãe da Mary, Haisse, Lace que também já estiveram em sua
cidade.meu e-mail simonebezerra91@yahoo.com.br
Aguardo retorno
Simone

Luciano dos Santos Castelo Branco disse...

Olá Marcus! Meu nome é Luciano dos Santos Castelo Branco, filho de Francisco Castelo Branco Filho,meus avós paternos são:Francisco Castelo Branco e Maria de Jesus Castelo Branco. Porém ainda não tive o prazer de conhecer meu pai, muito menos meus parentes; tenho esse sonho de conhecê-los. Meu irmão mais velho : Fransislei dos Santos Castelo Branco nasceu no garimpo de Alta floresta-MT, onde minha mãe Luzia conviveu com meu pai. Acabando esse relacionamento minha mãe voltou pra sua cidade grávida de mim. Então Marcus gostaria muito de ter um contato e conhecer meu pai. Há 15 anos atrás fiquei sabendo que ele estava no garimpo do Mandi em Pará. Por favor se você pode mim ajudar a encontrá-los entre em contato comigo pelo o e-mail: aclesiasantana@gmail.com
Aguardo sua resposta.
Desde de já te agradeço.

Anônimo disse...

Olá, boa noite!!

Está faltando bem pouco pra eu fechar um elo de minha família!!

Meu bisavô paterno se chamava João Alexandrino Saraiva Leão, capitão.

Numa genealogia que montei, a partir de um artigo do Sr. Fernando Câmara, cheguei até 1814, com os 4 filhos de Antônio Saraiva Leão, que são: Lucas Luis, José Olavo, Galdino Elias e o caçula, João Batista.

Creio que um desses quatro (mais propenso ao João Batista), era meu tataravô, ou seja, pai do meu bisavê Alexandrino!

Alguém pode me ajudar!!

Muito grato!

Marcus Vinícius de Castro Barbosa

Prof. Carlos César Sabino dos Santos disse...

Olá meu sogro se chama Francisco Saraiva Leão e pela genealogia do Sr. Fernando Câmera consegui forma parti de seus antepassado, meu sogro nasceu no São João (quixeramobim)assim como seu pai, avô e bisavô, pela minha pesquisa Lucas Luiz Saraiva leão filho do papai Saraiva é o seu 4º avô, e quando Lucas Luis morreu dividiram o são João alguém sabe os nomes dos filho de Lucas Luis que ficaram no são João? sei que ele tinha os filho João batista que ficou com marajó,antonio galdino que ficou com gerico mais não sei como é o nome dos que ficaram no são joão

Anônimo disse...

Ola, sou da Familia Saraiva Leão, estou montando minha arvore, meu email é leandrosleao1@hotmail.com. Gostaria de trocar informações. Obrigado

Prof. Carlos César Sabino dos Santos disse...

meu email é rndossantos@outlook.com

Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michel Arruda disse...

SOU DA FAMÍLIA SARAIVA LEÃO, MORO EM FORTALEZA E DESEJO COM AJUDA DE TODOS PARA MONTAR MINHA ARVORE, MEUS AVOS SE CHAMAVAM JOAO GALDINO SARAIVA LEAO E LEONILIA SARAIVA LEAO, AMBOS VINHERAM DE BATURITE E QUIXERAMUBIM.
AGRADEÇO DESDE JA A COLABORAÇAO DE TODOS


MEU EMAIL: dora_jcsalva@hotmail.com

31/10/2016

MARIA SARAIVA disse...

Boa Tarde.

SOU DA FAMÍLIA NÉ SARAIVA, NATURAL DE TIMBAÚBA - DISTRITO ISIDORO/ ACOPIARA CEARÁ. FILHA DE JÂNIO NÉ SARAIVA E FRANCISCA ARAÚJO CARDOZO. NETA DE JOSÉ GERONIMO DE ARAÚJO E EMÍLIA NÉ SARAIVA (AVÓS PATERNOS).

ESTOU BUSCANDO AS ORIGENS DA FAMÍLIA NÉ SARAIVA. SEI QUE MEU PAI É NATURAL DE IPAUMIRIM, E QUE MINHA AVÓ EMILIA NÉ SARAIVA ERA FAZENDEIRA EM TIMBAÚBA (FAZENDA TIMBAÚBA). MEU AVÔ ERA CONHECIDO COMO SR. JOSINO E MEU PAI SR.JOMIL. MINHA AVÓ EMILIA ERA PRIMA DE MEU AVÔ. EU VIVI EM ACOPIARA ATÉ OS CINCO ANOS QUANDO VIEMOS MORAR EM FORTALEZA.

ESTOU QUERENDO PRODUZIR UMA TESE DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO. É UMA TEMÁTICA SOBRE O PÓS ABOLIÇÃO. PESQUISANDO AQUI NA NET ENCONTREI O SR. BENICICIO SARAIVA LEÃO CASTELO BRANCO FAZENDEIRO EM BATURITÉ (FAZENDA ESCRAVOCRATA0), ESTOU EM BUSCA DE MEUA ANCETRAIS QUE PODEM TER VINDO DE PERNAMBUCO/PARAÍBA/ ALAGOAS.

MEU TRIAVÔ: ANTONIO JOAQUIM SARAIVA DE ARAÚJO
MEU BISAVÔ: ANTONIO JOAQUIM NÉ
MINHA BISAVÓ: JOANA BATISTA DE ARAÚJO

SÃO PARENTES AFINS (PRIMOS DE MINHA AVÓ OU IRMÃOS)
FRANCISCO SARAIVA DE LIMA NASCIDO EM IPAUMIRIM; (PRIMO TALVEZ)
MANOEL SARAIVA DE FREITAS (IRMÃO DA AVÓ EMILIA)
DOMINGOS SARAIVA ARAÚJO (IRMÃO DE MINHA AVÓ)
JOANA SARAIVA DE ARAÚJO MESTRES (FILHA DE DOMINGOS SARAIVA)-SOBRINHA DA AVÓ EMILIA;
ELIAS NÉ SARAIVA (SOBRINHO DE AVÓ EMILIA);
TIO NEGO NÉ SARAIVA (IRMÃOS DA AVÓ EMILIA)
TIO JULIO NÉ SARAIVA """ """""
CECÍLIA NÉ SARAIVA """""""""""""""

SEGUNDO PESQUISA DO PRIMO ELIAS NÉ SARAIVA: UM CERTO DUARTE SARAIVA FOI QUEM FUNDOU A PRIMEIRA SINAGOGA AQUI NO BRASIL. ELE VEIO DA HOLANDA ENTRE 1575/1576.

ESTOU A PROCURA DE MINHAS RAIZES

TIA CECÍLIA

Unknown disse...

Olá,
Gostaria muito de montar minha árvore genealógica. Sou Mariana Rangel Benício, e gostaria de saber como tenho acesso a esses arquivos. e-mail: dramarianarangel@hotmail.com
Grata.

Unknown disse...

Estou à procura de parentes da família Saraiva Leão. Minha vó se chamava Graziela Saraiva Leão. Alguém a conheceu?

HSaraivaXavier disse...

Boa tarde,
Busco as origens do meu Bisavô "Joaquim Alexandrino Saraiva" nascido em 18 maio de 1902. Já tenho evidências registradas em processos no poder judiciário nos estados do RN (Mossoró) e Ceará de outros 2 irmãos "Manoel Alexandrino Saraiva" e "Antônio Alexandrino Saraiva". Também Tenho outras duas de suas irmãs dele que se casaram no RN com outros irmãos da família Pimenta Fernandes, "Maria Arsênia Alexandrino Saraiva" e "Valeriana Carmosina Saraiva". Tudo me leva a crer que eles que eram filhos do Capitão de JOÃO ALEXANDRINO SARAIVA LEÃO (No caso meu tataravô) de Morada Nova. Mas não consigo estabelecer o restante da árvore genealógica. Solicito ajuda. Grato.

HSaraivaXavier disse...

Provavelmente não. João Alexandrino Saraiva Leão não é João Batista, embora a contemporaneidade sugira. Tenho um trisavô da região chamado Antonio Alexandrino Saraiva Leão. Pelos sobrenome e épocas são possivelmente irmãos.

Maria Auxiliadora disse...

Elaine, tudo bem?
Sou Maria Auxiliadora, filha de Margarida Maria Saraiva Arruda e uma de suas irmãs se chamava Graziela Saraiva Leão seu esposo se chamava Euclides César, vc pode me dizer o nome de sua mãe e do seus tios, se for os mesmos vc é. minha prima ficaremos em contato e agradeço pela atenção.

Unknown disse...

Sou Silas Benício Saraiva de Freitas. Moro em Rondônia filho de João Félix Saraiva e clemozilda Moreira de Freitas

Silvana Sousa disse...

Por gentileza, alguém tem parentesco com Ismael Saraiva Leão falecido em 21 de maio de 1948, no Sítio Goiabeiras em Baturité-ce. O mesmo foi pai adotivo de minha mãe. Os filhos deles eram: Elias Saraiva Leão, Maria das Neves Saraiva Leão, Juca Saraiva Leão...

Maria Auxiliadora Saraiva disse...

Silvana Sousa, por favor, entre em contato comigo. Sou bisneta de Ismael e Mariana saraiva Leão. Estou fazendo minha árvore genealógica e talvez você possa me ajudar. Se possível entre em contato com dora_jcsalva@hotmail.com.

Unknown disse...

meu nome é MArilman MAciel Benício zan. sou neta de antonio benicio Neto, que foi casado com
maria violeta bezerra benicio. gstaria de trocar informações. meu email é marilman@hotmail.com

Yuri de Castello Branco Gama Tavares disse...

Boa noite, sou Yuri de Castello Branco Gama Tavares, filho de Maria Odete Castelo Branco, que é filha do Carlos Danilo e Maria Odete, gostaria de saber se tem como me incluir, sendo irmão de Natasha Castelo Branco Tavares, sou descendente do Antônio Benício Saraiva Leão Castelo Branco, desde já agradeço

Unknown disse...

Sou Neta de Francisca Bezerra Monteiro irmã de Maria Alexandrina Bezerra

Lorena Kariny de Oliveira Passos disse...

Olá! Os avós do meu pai se chamam por esses nomes também, me chame pelo e-mail lorenakariny1234@gmail.com