quarta-feira, 4 de março de 2015

RAYMUNDO FRANCISCO RIBEIRO





Filho de Raymundo Francisco Ribeiro e D.a Maria Florinda Bezerra de Albuquerque, fallecida em Fortaleza a 20 de Abril de 1907 com 74 annos de edade, nasceu na cidade de Baturité a 24 de Maio de 1861. Fez o curso das primeiras letras nas escolas publicas dirigidas pelos professores Manoel Hortencio Damaceno e Antonio Nogueira de Freitas, fazendo o exame final na ultima dessas escolas em Novembro de 1873. Durante os annos de 1874 a 1876 cursou as aulas de Latim, dirigidas na sobredita cidade pelo Dr. Amaro Cavalcanti, ora Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal. Alumno do Collegio de S. José, dirigido em Fortaleza pelo Rvd.° Padre Dr. Ananias Correia do Amaral, nos annos de 1877 e 1878, fez exames no Lyceu Cearense, de oito dos preparatórios então exigidos para a matricula nas Faculdades de Direito, e dos seis restantes, em Julho de 1879, no Lyceu Parahybano. Matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife em Março de 1880 e recebeu o grau de Bacharel a 12 de Novembro de 1884. De 1885 a 1887 foi advogado na cidade de Baturité e em seguida exerceu os cargos de Juiz Municipal dos termos de Jaguaribe-merim e do Quixadá, Juiz Substituto do de Viçosa, e de Juiz de Direito nas comarcas de S. João dos Inha-muns, Jaguaribe-merim, S. Bernardo das Russas e S. Francisco. É actualmente Lente Cathedratico de Direito Romano na Faculdade de Direito do Ceará, para a mesma cadeira transferido da de Legislação comparada, que já preferira á de Theoria e Pratica do Processo. Conheço delle: —Discurso proferido na sessão fúnebre por que a Faculdade de Direito do Ceará solemnisou em 22 de Setembro deste anno o trigésimo dia do fallecimento na Capital Federal do Dr. José Izidoro Martins Júnior. Ceará, Typ. America, Praça do Ferreira, 48, 1904. —Memoria Histórica Acadêmica relativa ao anno de 1904 apresentada á Congregação da Faculdade Livre de Direito do Ceará no dia 29 de Abril de 1905. Fortaleza, Typo-Lithographia a vapor, 68 Rua Formosa, 1905. —Lições de Direito Romano pelo Dr. Raymundo F. Ribeiro, professor da 2.a cadeira do 1.° anno da Faculdade de Direito. Typ. America, Ceará, 1906, 20 fascículos. —Discurso proferido pelo Dr. Raymundo Francisco Ribeiro, Lente Cathedratico de Direito Romano e Paranym-pho na solemnidade da collação do grau de bacharel em sciencias jurídicas e sociaes da Faculdade Livre de Direito do Ceará em 7 de Dezembro de 1908. Typ. America, Praça do Ferreira 43, Ceará, in-8.° de 13 pp.




Raimundo Francisco RIBEIRO
1001 Cearenses Notáveis - F. Silva Nobre


Nasceu em Baturité, 24 de abril de 1861, filho de Raimundo Francisco Ribeiro (Cônego) e Maria Florindo Bezerra de Albuquerque. Estudou latim com Amaro Cavalcante, que então residia em Baturité. Fez parte dos preparatórios no Liceu do Ceará, concluindo-os no da Paraíba. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife (turma de 1884). Advogou em Baturité. Juiz Municipal em Jaguaribe, Quixadá e Viçosa. Juiz de Direito em Tauá, Jaguaribe, Russas e Itapajé. Catedrático de Teoria e Prática do Processo Civil, Comercial e Criminal da Faculdade Livre de Direito do Ceará. Pioneiro do atual sistema de apostilas, distribuía a seus alunos em fascículos o teor de suas Lições. Publicou Memória Histórica de 1904 e dois discursos. Morreu em 25 de julho de 1928.






Pertencente á antiga família Dantas, nasceu em Cascavel a 23 de Março de 1820, sendo seu pae João Firmino Dantas Ribeiro. Aos 23 annos de edade recebeu as sagradas ordens, tendo feito seus estudos, com brilhantismo, no seminário de Olinda. Por Carta Imperial de 25 de Junho de 1845 foi collado Vigário da Freguezia de Baturité, onde exerceu o ministério, até expirar, por espaço de 49 annos. Foi membro importante do partido conservador, que o distinguiu por mais de uma vez com o mandato de deputado provincial, tendo também representado o Ceará como deputado supplente na legislatura de 1857 a 1860 e effectivo á Assembléa Geral na 12.a legislatura. Possuía grande somma de conhecimentos ecclesiasticos, e era versado n'outros ramos de sciencia. Falleceu de uma lesão cardíaca a 11 de Junho de 1894. Outros filhos de Cascavel seguiram, como este, a carreira sacerdotal; taes foram: Dr. Eduardo Nabuco de Araripe Sousa, formado em Roma, actual vigário do Aquiraz, Joaquim Martins Dourado, vigário do Rosario em Maranhão, Jeronymo de Menezes, Manoel Sulpino Uchôa, Raymundo Torquato Ferreira de Menezes e Sizenando Marcos de Castro Silva, de quem trato adiante.

Nenhum comentário: