domingo, 15 de fevereiro de 2009

COMBATE A PINTO MADEIRA - 1832

Sessão da Câmara de 16/03/1832 - Leu-se um officio de 13 de marco de 1832, participando ter deliberado partir para a nova Comarca para o fim de combater as forças de Joaquim Pinto Madeira e do Vigário Antonio Manoel, e que na mesma data officiava ao Capitão Manoel Felipe Castello Branco, para marcha com cem praças das companhias do seu commando e mais voluntários que se offerecerem ordenando a Câmara coajuvasse ao dito Capitão Castello Branco, tanto a respeito da tropa, como sobre a compra de farinha em número de cem alqueires.

Sessão da Câmara de 02/06/1832 - Leo-se e respostou-se um officio do Secretário do Governo Administrativo desta Província incluindo cópia do officio do Major Francisco Xavier Torres datado de 04 de abril p. passando e narrando os felizes e extraordinários acontecimentos do combate do mesmo dia em qual as tropas inimigas foram vencidas na Villa de Icó pelas nossas cujo número era excessivamente deminuto olhadas comparativamente ao do inimigo.
Leo-se outro officio do mesmo Senhor Secretário datado de 05 de maio p. passado incluíndo a cópia de um officio do Exmo. Sr. Presidente José Mariano de Albuquerque em o qual narra os sucessos de sua marcha até a Villa do Icó, onde chegou no dia 10 de abril deste ano.

Nenhum comentário: