domingo, 15 de fevereiro de 2009

PEDRO JOSÉ PEREIRA DE CASTELLO BRANCO

O seu falecimento foi noticiado pelo Jornal o BATURITÉ de 28/04/1877.

Falecimento - Suncumbiu a uma afecção do coração, na Capital da Província, onde seguira a procura de lenitivo ao mal que soffria o Tenente-Coronel Pedro José Castello Branco, membro proeminente da Família Castello Branco e Chefe de uma das facções do Partido Conservador nesta Localidade. O Tenente-Coronel Pedro Castello, filho legítimo do Coronel Manoel Felipe Castello Branco, nasceu em 1818. Casou-se com sua prima D. Thereza Antonia Castello Branco em 1842, e desde então residiu nos Inhamuns ate 1853, quando se mudou para Baturité, tendo exercido no Tahuá o Cargo de Delegado de Policia, prestando serviços relevantes, pelos quais o Governo Imperial condecorou-o. Eleito Presidente da Câmara deste Município, em 1856, foi reeleito em diversos quadriênios e ainda no atual occupava o lugar. O finado foi também eleito Deputado Provincial em mais de uma Legislatura, e exerceu outros Cargos de nomeação do Govêrno. À sua família os nossos pessâmes.

Sessão da Câmara de 23/04/1877

Sobre mesa existiam diversos requerimentos sobre variadas matérias mais ou menos importantes, que foram adiadas pela justa razão de haver constatado a esta Câmara ter falecido na cidade de Fortaleza o Presidente desta Municipalidade Tenente Coronel Pedro José Pereira de Castelo Branco, ficando encerrados os trabalhos da Câmara por tempo de 8 dias em signal de pesar por proposta do Sr. Presidente da Câmara Clementino de Holanda.

3 comentários:

Anônimo disse...

quero saber sobre a origem dos cavalcante em Baturite.Sou neto de Valdemiro alves cavalcante (valdo barro0 sitio correntes.

e-mail:thebox@daterranet.com.br

jessika disse...

OLA AMIGO VC QUE É NETO DE VALDOMIRO ALVES CAVALCANTE.
GOSTARIA DE SABER SE ESSE VALDOMIRO É DE PERNAMBUCO POIS MINHA MÃE NASCEU EM GARANHUNS E O PAI DELA SE CHAMAVA VALDOMIRO ALVES CAVALCANTE.
O PAI DELE CHAMAVA ALCIDES BEZERRA CAVALCANTE. POR FAVOR ENTRE EM CONTATO SE SOUBER DE ALGUMA INFORMAÇÃO.
contabil.horizontejessika@hotmail.com
ou 011 6384-8319.

Anônimo disse...

Jessika,seria muito bom se tivesse alguma ligaçao entre os sobrenomes,mas o nome do meu avô era "Valdemiro" e nao Valdomiro.

Abraços e boa sorte.