quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Desenvolvimento Urbano de Baturité - Família Brito

Brito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Brasão de Armas da Família Brito.

Escudo do Brasão de Armas da Família Brito.
O apelido Brito tem raízes originárias na vila de Brito, por volta de 1033, já da era cristã, vivia Dom Hero de Brito, Senhor de muitas herdades em Oliveira, Carrazelo e Subilhães, todas situadas entre o rio Ave e a Portela dos Leitões, região muito rica e onde se encontrava o Solar dos Brito. Fundador do Mosteiro de Oliveira, Par do Reino e Conselheiro do Rei de Castela e Leão, Dom Affonso V, Dom Hero de Brito foi feito nobre da corte.
As origens desta família são muito antigas e, ao longo dos séculos, teve ela, a nível nobiliárquico, grandes quedas mas também acentuadas subidas.
Corria o ano de 1608 o rei D. Filipe II de Portugal (Filipe III de Espanha) fez a concessão de novas armas a Filipe de Brito Nicote, como forma de pagamento pelos vários serviços que este deu à Coroa na conquista do Reino de Pegu e também na defesa da fortaleza de Seriam.

Brasão de armas antigas

Apresenta-se em 1072 este brasão de cor vermelha com nove linsonjas em cor de prata, estas apontadas e firmadas nos bordos do escudo, postas três, três e três, sendo que cada uma contem um leão de púrpura. O Timbre do escudo é um dos leões do mesmo escudo.

Nenhum comentário: